Com as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias queremos mostrar um Portugal que inspira. Um Portugal que se renovou, que tem casos de sucesso, que tem gente que mudou de vida e que se afirma tendo por base os valores da proximidade, da simplicidade, da autenticidade, daquilo que é criado por pessoas e para pessoas.

Queremos demonstrar que o território fora dos centros urbanos é uma fonte de oportunidades. Vamos explorar o património histórico, natural, gastronómico e… as pessoas. Olhar para um território cheio de diversidade, de tradição e de encanto.

Apesar de estarmos no ambiente peculiar e restrito de aldeias, muitas vezes no interior do país, esse fator foi o fator decisivo nas histórias que queremos mostrar. Dois terços do nosso território são interior e espaços não urbanos e é sobre o papel que esse território tem na afirmação do país, que nos vamos debruçar.

Vamos escolher as pessoas, as vidas, as artes, a gastronomia, os produtos locais, os turismos, as energias renováveis como protagonistas da história que vamos contar.

sete30 Categorias a Concurso

As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias  são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região.

Aldeias das 7 Maravilhas no Prime Time da RTP

O lançamento oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, foi acolhido na aldeia histórica do Piódão. A RTP foi apresentada como televisão oficial e o ministro adjunto, Eduardo Cabrita, presidiu a cerimónia. Com as aldeias, Portugal vai ganhar uma nova rota turística.

“Aldeia é também um lugar vivo, um espaço de comunidade, com uma vivência quotidiana de trabalho, de partilha, de identidade territorial e de memória colectiva. Na diversidade dos contextos geográficos e biofísicos de Portugal nasceram distintas aldeias, em estreita sintonia com a vocação e a natureza dos territórios, cada uma expressando à sua maneira a dinâmica das suas comunidades, e respondendo com resiliência aos desafios dos tempos”.

As Aldeias são um Passado que tem tanto a dar ao Futuro de Portugal.

Com as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias queremos mostrar um Portugal que inspira. Um Portugal que se renovou, que tem casos de sucesso, que tem gente que mudou de vida e que se afirma tendo por base os valores da proximidade, da simplicidade, da autenticidade, daquilo que é criado por pessoas e para pessoas.

Queremos demonstrar que o território fora dos centros urbanos é uma fonte de oportunidades. Vamos explorar o património histórico, natural, gastronómico e …as pessoas. Olhar para um território cheio de diversidade, de tradição e de encanto.

Fases do Processo / Calendário

Até 7 de março decorrem as candidaturas. De 15 a 31 de março o Painel de 49 Especialistas, 7 de cada uma das 7 regiões, vota na lista longa de candidatas para escolher as 49 pré-finalistas.

As 49 pré-finalistas são reveladas a 7 de abril, após validação do Conselho Científico, e começa a fase de promoção e campanha de votação dos promotores das candidaturas.

A votação é feita apenas por chamada telefónica, de segunda a domingo a partir de 3 de julho. Todos os domingos, durante 7 semanas, a RTP vai transmitir uma Gala dedicada a cada uma das 7 categorias.

A primeira Gala tem lugar a 9 de julho.

Cada categoria está a votação apenas uma semana, entre 3 de julho e 20 de agosto, apurando todos os domingos duas finalistas de cada categoria.

A lista final de 14 finalistas fica assim fechada na última Gala, a 20 de agosto. Seguem-se duas semanas de votação nas 14 finalistas.

A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias tem lugar a 3 de setembro. São aqui reveladas as 7 vencedoras, as 7 aldeias mais votadas, uma por categoria.

Candidaturas

As candidaturas decorrem até 7 de Março de 2017.

Antes de iniciar o processo de candidatura leia atentamente o Regulamento que está disponível para download, por forma a poder consultar que conteúdos serão necessários reunir para efetuar a sua candidatura on-line.

Para esclarecimento de dúvidas por favor contatar Judite Mendes por telefone  925 282 212 ou para o e-mail nomeados@7maravilhas.pt.

A Nossa História