Aldeia das Salinas da Fonte da Bica 2017-06-29T12:08:25+00:00

Project Description

Aldeia das Salinas da Fonte da Bica

A povoação formou-se onde se encontram as maiores salinas de interior da Península Ibérica. A exploração das salinas conta-se em centenas de anos, mas a falta de dados não nos permite situar cronologicamente o seu início. Supõe-se que tenham sido exploradas pelos romanos e pelos árabes. A referência mais antiga vem no mais antigo documento conhecido com menção a Rio Maior, datado de 1177: uma escritura de venda, de Pero Baragão e sua mulher, da parte que detinham do poço e das salinas à Ordem dos Templários. Em 1312, passaram para as mãos da Coroa. Em 1319, D. Dinis entrega as Salinas à Ordem de Cristo, e no reinado de D. João IV foram vendidas ao Conde de Vimioso.

Situada no sopé da Serra dos Candeeiros, a cerca de 3 km da cidade de Rio Maior, a aldeia da Salinas de Fonte da Bica também é conhecida por Marinhas de Sal de Rio Maior. Ali produzem cerca de duas toneladas de sal por ano.

As casas de madeira, destinadas outrora à armazenagem do sal, ainda hoje existem praticamente intactas, Trata-se, provavelmente, do núcleo de construções de madeira melhor conservado em Portugal.

As casas são construídas em madeira e os suportes laterais exteriores são troncos de oliveira. A maioria destas pequenas casas conserva ainda as típicas fechaduras de madeira, acionadas por uma chave também de madeira o que as tornava resistentes ao sal.

Estas construções tinham como função o armazenamento do sal e das ferramentas de trabalho dos salineiros, mas ocasionalmente serviam também para descanso daqueles trabalhadores.

Ainda hoje, a “Taverna do Salineiro” e as típicas “réguas de escrita” perpetuam a memória do local onde os homens saciavam a sede após longas horas de árduo labor.

INFO 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL®

  • Mosteiro de Alcobaça – uma das 7 Maravilhas de Portugal®
  • Mosteiro da Batalha – uma das 7 Maravilhas de Portugal®
  • Berlengas (Peniche) – finalista 7MNP
  • Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros – candidato 7MNP
  • Galo com Nozes (Rio Maior) – candidato 7MG
  • Supertubos (Peniche) – finalista 7MPP
  • São Martinho do Porto (Alcobaça) – candidato 7MPP