Biscoitos 2017-06-29T11:58:21+00:00

Project Description

Biscoitos

O basalto preto, lava seca dos vulcões, é chamado de “biscoito” nos Açores (e remete para a doçaria local). Foi este basalto preto que deu nome à Aldeia dos Biscoitos, local de eleição para a produção do Vinho Verdelho dos Açores, casta típica trazida pelos primeiros povoados e oriunda de Itália. Quase desapareceu com a filoxera, no final do séc. XIX. As primeiras referências ao cultivo da vinha remontam a 1503, mas foi Pedro Anes do Canto, fidalgo da Casa Real, o grande mentor a partir de 1556. Aqui criou a sua quinta, a que chamou O Galeão, e uma ermida para Nossa Senhora do Loreto. A aldeia tem também um vasto património ligado à baleação – a pesca ou caça às baleias. O porto data do séc. XVII ou XVIII e dedicou-se à baleação até início do séc. XX.

Notas:

  • Vinha é protegida das intempéries por curraletas feitos com a própria pedra basilar.
  • Junto ao mar existem piscinas naturais, formadas com erupções vulcânicas, algumas já em tempos históricos. A mais conhecida teve origem no vulcão que deu origem ao que é atualmente o Algar do Carvão, no interior da ilha Terceira.
  • Entre o seu património destaca-se a Igreja de São Pedro (século XVII), a Igreja do Imaculado Coração de Maria (Século XX) e as ermidas de Nossa Senhora do Loreto, Santa Catarina, Espírito Santo, São Sebastião, Vera Cruz e Nossa Senhora da Nazaré.

INFO 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL®

Foi dentro do Algar do Carvão, na ilha Terceira, que foram apresentados os Embaixadores das 7 Maravilhas Naturais de Portugal®. Um dos únicos vulcões visitáveis do mundo, foi finalista nesta eleição em 2010. Os Açores são ilhas repletas de Maravilhas. S. Miguel, ilha que acolheu a Declaração Oficial em 2010, tem duas Maravilhas eleitas: a Lagoa das Sete Cidades (eleita Maravilha Natural em Zonas Aquáticas não Marinhas) e a Lagoa do Fogo (Praia Selvagem, eleita nas 7 Maravilhas – Praias de Portugal® em 2012). No triângulo central do arquipélago encontra-se outra das 7 Maravilhas Naturais de Portugal®, a Paisagem Vulcânica do Pico.