Bordeira 2017-06-29T12:08:41+00:00

Project Description

Bordeira

A Aldeia da Bordeira, foi criada pelo Bispo de Silves, Dom Álvaro III, em 1464, que ordenou aos habitantes que construíssem uma Igreja. O que veio a acontecer, mas só em 1746. A Igreja da Nossa Senhora da Encarnação, tem fortes marcas de destruição pelo terramoto de 1755. Em 1840, a Bordeira uniu-se à Carrapateira, tornando as duas pequenas freguesias numa única. A aldeia da Bordeira integra uma região de valor arqueológico, com alguns vestígios do paleolítico. Destaca-se na Bordeira um silo de planta circular, do período de ocupação islâmica.

Outras informações:

Constituindo uma área florestal consolidada, assente em areias, de aproximadamente 41 ha de pinheiro manso, distribuídos ao longo dos chamados “Cabeços da Bordeira”, pela praia da bordeira a mais extensa do concelho de Aljezur com uma elevada qualidade paisagística, conferida, quer pelas altas arribas que a limitam nas extremidades norte (xisto) e sul (formações rochosas do Jurássico)

INFO:  7 MARAVILHAS DE PORTUGALÒ

Inserida em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, um dos candidatos às 7 Maravilhas Naturais de Portugal em 2010. A própria praia da Bordeira foi candidata a Maravilha Natural, bem como o Pinhal de Bordalete, que batiza a aldeia. A praia da Bordeira voltou a candidatar-se em 2012 às 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Esta em terra de Batata Doce, prove todos os pratos, desde as sopas, aos pratos principais, passando pelas sobremesas, à base desta iguaria local. A grande maioria desses pratos foi certamente candidato às 7 Maravilhas da Gastronomia pelo concelho de Aljezur, bem como os Perceves e o Polvo, que trazem o mar à mesa.