Evoramonte 2017-06-15T21:25:52+00:00

Project Description

Evoramonte

O primeiro foral data de 1248, foi renovado por D. Afonso III em 1271. A sua fortificação surge em 1306. Em 1642 foi fundado por alvará de D. João IV o Celeiro Comum para que houvesse reservas de cereais. Com mais de 750 anos de História, no interior das suas muralhas medievais destaca-se a imponente Torre-Paço Ducal de Evoramonte, que serviu como residência de caça dos Duques de Bragança. A Convenção de Evoramonte, assinada em 1834, numa modesta casa situada na Rua Direita, restabeleceu a Paz em Portugal, após vários anos de sangrenta guerra civil, dando a vitória aos liberais, seguidores de D. Pedro IV, sob os absolutistas, do lado de D. Miguel.

Outras informações:

Situada no alto da Serra d’Ossa, Evoramonte ou Santa Maria, situa-se no alto de uma colina com 480 metros de altitude na vasta planície do Alentejo.

Para além do Paço Ducal e do castelo, destacam-se ainda como monumentos a Igreja de São Pedro (séculos XV e XVI) a Igreja da Misericórdia (século XVI), a Capela de Santa Rita de Cássia, as Ermidas de Santa Maria, de Santo Estevão e de São Sebastião, a Casa da Convenção, o Chafariz de Santo Estêvão (século XV) e a Cisterna Pública ou o Pelourinho.

Evoramonte foi o local escolhido por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada para protagonizar o livro: “Uma Aventura em Evoramonte”.