Furnas 2017-06-14T16:46:46+00:00

Project Description

Furnas

Foi constituída como freguesia em 1791 e é conhecida como a “Sala de Visitas dos Açores”. O local é reconhecido internacionalmente pelas suas águas termais, acastanhadas e ricas em ferro, cálcio e magnésio, entre outros minerais essenciais á pele humana. Foi Thomas Hickling, cônsul americano, que criou o Parque Terra Nostra há mais de 200 anos, com um tanque de água termal a cerca de 40ºC na sua casa de férias nas Furnas. Hoje vêm pessoas de todo o mundo tratar do corpo, nas águas das Furnas, e da alma, com o célebre Cozido das Furnas, cozinhado de forma tradicional nas Caldeiras ou fumarolas. Tem uma igreja que foi inaugurada 63 anos depois de lançada a primeira pedra.

Outras informações:

conhecida pelos fenómenos vulcânicos da área, nomeadamente as “fumarolas”, ou caldeiras. Pela enorme diversidade de nascentes, é considerada uma das maiores hidrópoles do mundo.

destacar o Hotel e Parque Terra Nostra, único na Europa, a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, a Estação Termal das Furnas, a Igreja Paroquial das Furnas (ou Igreja Nova), a Igreja de Santa Ana (ou Igreja Velha) e, principalmente, a Lagoa das Furnas e as Caldeiras das Furnas, aproveitadas pelos habitantes para cozinhar o prato típico da aldeia: o cozido das Furnas.

As tradições têm sido mantidas pelo isolamento da aldeia, dos quais se destacam os Romeiros de São Miguel, a Festa de Santa Ana e de Nossa Senhora da Alegria e o Culto do Espírito Santo. A aldeia mantém uma forte tradição gastronómica, protagonizada por pratos como o cozido das Furnas, o bacalhau à moda das Furnas e os bolos levêdos.