Gondramaz 2017-06-14T23:20:20+00:00

Project Description

Gondramaz

Uma das mais caraterísticas aldeia do xisto da Serra da Lousã, Gondramaz deverá o seu nome a uma provável fundação de influência germânica e a sua origem perde-se nos tempos. Esta aldeia congrega vários elementos que hoje reconhecemos como pitorescos e de forte interesse turístico, mas que revelam também as dificuldades de uma vida na montanha, de isolamento e de forte dependência da agricultura e pastorícia. Miguel Torga, médico na região, em 1935 visitava frequentemente Gondramaz, atestando essa vivência mais sofrida. No miradouro da aldeia encontra-se o poema “Bucólica” de Miguel Torga, que fala sobre “ver esta maravilha”.

Outras informações:

Esta orografia moldou Gondramaz, que se estrutura a partir de uma rua principal que se sobrepõe à linha de festo, até ao limite em que o declive permitiu construções. Desta rua sai uma rede de ruelas estreitas e sinuosas para percorrer com curiosidade.

Onde a arte se exibe em pedras gravadas ou esculpidas nas fachadas das casas.

Esta região é reconhecida também pela predominância do castanheiro que, segundo tradições mais antigas, seria plantado aquando do nascimento de um filho, construindo desde cedo uma futura atividade económica, assim como a sua casa, simbolizando a madeira necessária para a sua edificação e permitindo a manutenção e longevidade destas comunidades.