MESA CAPITAL DO TURISMO RURAL | SÃO ROQUE DO PICO 2018-04-16T23:03:02+00:00

Project Description

MESA CAPITAL DO TURISMO RURAL

Freguesia: São Roque do Pico
Concelho: São Roque do Pico
Região: Açores
Região Vinícola: Açores

A Mesa Capital do Turismo Rural é composta por produtos regionais, oriundos da Ilha do Pico.

Na nossa gastronomia temos imensa variedade de produtos. Do mar dos Açores, o nosso petisco, a salada de polvo, e o nosso prato de peixe composto por uma veja grelhada com batata gratinada, espinafres e brócolos regada com molho de queijo e vinho branco da nossa ilha.

Para prato de carne escolhemos a proteína de excelência dos Açores, um lombo de vitela da Ilha do Pico acompanhado com batata-doce caramelizada, ananás dos Açores caramelizado, molho de natas e agrião.

Numa mesa picoense não poderia faltar o famoso queijo do Pico, fabricado com leite de vaca cru. Um queijo curado com uma consistência mole e pastosa.

Regamos a nossa mesa com um aperitivo, um vinho licoroso mundialmente conhecido, o Czar, elaborado pelo mesmo processo dos vinhos que chegaram à mesa dos Czares da Rússia. E para acompanhar os nossos pratos principais escolhemos um vinho branco, Cacarita 2016, produzido na Adega “A Buraca”, espaço de enoturismo que seleccionámos para ser o nosso roteiro turístico, devido à influência que o vinho e a vinha têm na nossa cultura.

A entidade promotora da MESA CAPITAL DO TURISMO RURAL é a ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA ILHA DO PICO.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Salada de Polvo, com pimentos da terra, cebola, salsa, azeite, vinagre e malagueta da ilha do Pico.

Veja grelhada acompanhada com batata gratinada, espinafres e brócolos regada com molho de queijo e vinho branco da ilha do Pico.

Lombo de vitela da Ilha do Pico acompanhado com batata doce caramelizada, ananás dos Açores caramelizado, molho de natas e agrião.

O Queijo da Queijaria Alfredo da Ilha do Pico é fabricado com leite de vaca cru, é um queijo curado sendo a sua textura irregular, com uma cor amarelada, untuosa e com uma consistência mole e pastosa.

VINHOS E AZEITES

Cacarita 2016 é um vinho produzido a partir das castas típicas do Pico, Arinto e Verdelho. É um vinho que traduz bem as expressões de aroma, frescura, mineralidade e salinidade à boa maneira do Pico.

Czar é um vinho licoroso produzido a partir das castas tradicionais Verdelho, Arinto dos Açores e Terrantés do Pico que crescem sobre a lava, nas vinhas do Pico, Património da Humanidade.

ROTEIROS

A Adega A Buraca é um empreendimento de enoturismo com espaço museológico onde se conta a vivência do homem do Pico que arrancou de um solo pobre a sua fonte de rendimento, o vinho e a aguardente.