MESA DE ALBUFEIRA / MAR DE OLHOS DE ÁGUA 2018-06-10T09:52:21+00:00

Project Description

MESA DE ALBUFEIRA / MAR DE OLHOS DE ÁGUA

Freguesia: Albufeira e Olhos de Água
Concelho: Albufeira
Região: Algarve
Região Vinícola: Algarve

Uma antiga frase define Albufeira como “Vila Branca em Mar Azul”, consubstanciando a sua vocação piscatória. Ao longo de muitos anos foi conhecida como vila de pescadores e a imagem de areais repletos de pequenas e coloridas embarcações foi a sua imagem de marca. Se a terra era uma fonte de prodígios, o litoral trazia a bonança a todos aqueles que viviam dos produtos do mar e dele faziam a sua porta de saída par ao resto do mundo.

Esta mesa, muito ligada à freguesia de Albufeira e Olhos de Água, e em particular à zona nascente da dita freguesia, espelha a ligação entre o mar e o campo. O mar que nos dá os produtos que servem para a preparação da Cataplana, o mar que nos dá os Ouriços e as Lapas que são consumidos quase ao natural e a terra que nos dá frutos como a laranja e o figo. Tudo isto acompanhado com vinho produzido também no concelho de Albufeira.

Como complemento desta mesa, fugimos ao alojamento tradicional e recomendamos uma unidade de Agroturismo, a Quinta do Mel, cujo lema é fazer o cliente sentir-se como se estivesse na casa dos seus avós.

Por fim, é obrigatória uma visita às nascentes de água doce que brotam do mar, na Praia dos Olhos de Água e que lhe dão nome.

A entidade promotora da MESA DO MAR – ALBUFEIRA E OLHOS DE ÁGUA é o MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Ouriços – produto que o generoso mar nos oferece e que se apanham nas rochas da frente mar do Concelho Albufeira, particularmente nas praias de Olhos de Água, Aveiros e Arrifes.

Cataplana de Peixe – A cataplana é um recipiente típico do Algarve, com origem do período Árabe e que dá o nome a este prato que junta aquilo que de melhor o mar e a terra nos dão.

Laranja produto endógeno da Freguesia da Guia. A Laranja carateriza-se pela sua casca fina e pelo alto teor de sumo.

VINHOS E AZEITES

Vinho Rosé Vida Nova 2017, com as castas Aragonês e Syrah, produzido na Adega do Cantor em Albufeira.

Vinho Onda Nova Branco 2014. Um monocasta – Viognier, produzido na Adega do Cantor em Albufeira.

ROTEIROS

Os Olheiros de Água Doce são nascentes de água doce que brotam do areal e no mar apenas visíveis durante a maré baixa. Durante a maré-baixa os olheiros borbulham através da areia na praia.

Unidade de Agroturismo com 10 quartos e cujo lema é da casa é fazer com que os clientes se sintam como se estivessem em caso dos seus avós. É uma unidade com carateristicas únicas no Concelho.