MESA DE ALIJÓ 2018-06-10T09:52:09+00:00

Project Description

MESA DE ALIJÓ

Freguesia: Alijó
Concelho: Alijó
Região: Norte
Região Vinícola: Douro

“Alijó à Mesa” pretende demonstrar uma harmonização onde se apresentam os melhores produtos endógenos. A perdiz um produto de caça de excelência, os peixinhos do rio que nos contam tantas histórias sobre o Douro, o melhor vinho produzido nas encostas verdejantes dos imensos socalcos repletos de “sangue suor e lágrimas”, o melhor azeite a ser apreciado num pão tão diversificado e característico com sabor puro e ainda artesanal, tudo isto aliado à melhor e mais bela paisagem vinhateira do Mundo, não poderia deixar de ser logo à partida um factor de sucesso! A Mesa é composta pelo Pão esse produto tão português e tão variado e ainda hoje confecionado em fornos a lenha: – O famoso Trigo de quatro cantos de Favaios, o Pão de Centeio da zona norte e o Pão de Azeitona de Santa Eugénia, terra de azeites. Os tradicionais Peixinhos do Rio em Escabeche, apreciado petisco oriundo dos rios Douro e Tua ao qual se junta um premiado espumante. A Perdiz, prato de caça digno de Rei, estufada com uvas, míscaros do campo e aromatizada com um excelente Vinho do Porto, acompanhado por um grande vinho tinto do Douro, DOC.

A entidade promotora da ALIJÓ À MESA é o MUNICÍPIO DE ALIJÓ.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Alijó é conhecido pela arte de confeccionar o Pão em fornos a lenha mantendo o método tradicional. Apresentamos o famoso Pão de Trigo de Favaios, também designado Trigo de quatro cantos.

Peixinhos do rio de escabeche em cama de centeio e marmelada (forma contemporânea). Este petisco consumia-se frito ou de escabeche, tendo este último a vantagem de aumentar a sua conservação.

Perdiz Estufada com uvas, míscaros do campo aromatizada com Vinho do Porto. Este prato fazia as delícias dos designados caçadores de elite. Produto ainda hoje de valorização nutricional elevada.

VINHOS E AZEITES

O vinho escolhido para acompanhar o prato de caça é o “Quanta Terra – Grande Reserva 2013”, vinho DOC, da região do Douro, que obteve de especialistas de renome elevadas pontuações e rasgados elogios.

Para a confecção do prato de caça foi escolhido, o Vinho do Porto de excelência feito a partir de vinhas centenárias na Quinta das Carvalhas, da Real C.ª Velha que é a empresa mais antiga de Portugal.

Os dois deliciosos azeites do Douro utilizados na confecção dos pratos, foram produzidos no concelho, em lagar licenciado com n.º8626 com a respetiva licença n.ºT/43/2003.

ROTEIROS

Miradouro Casal de Loivos considerado pela BBC uma das seis vistas mais belas do mundo. É emblemático e transmite sensações indescritíveis quando o olhar se depara com o Douro, património da UNESCO.