MESA DE ANGRA DO HEROÍSMO / QUINTA DO MARTELO 2018-06-11T22:48:53+00:00

Project Description

MESA DE ANGRA DO HEROÍSMO / QUINTA DO MARTELO

Freguesia: São Mateus da Calheta
Concelho: Angra do Heroísmo
Região: Açores
Região Vinícola: Açores

Numa das dependências do edifício onde se observa o nascer de um restaurante e a evolução nas suas várias fases, encontra-se a denominada “nossa mesa” como todas as mesas do nosso restaurante, embora diferentes umas das outras, mas todas elas em madeiras endémicas e tradicionais, e sobre ela uma toalha e guardanapos de tear manual, a loiça do serviço e os talheres encaixilhados em madeira e corno.

As iguarias culinárias expostas nesta mesa são uma homenagem ao que de melhor se come nesta ilha, onde sobressai um dos “ex-libris” gastronómicos Açorianos, a denominada “Alcatra”, uma de carne de vaca e uma de coelho bravo tradicionalmente acompanhada com o pão alvo e o pão de leite. Duas garrafas de vinho verdelho dos Biscoitos de dois pequenos produtores.

A entidade promotora da MESA DA QUINTA DO MARTELO é a QUINTA DO MARTELO.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Favas escoadas c molho verde especiarias, azeitonas do Porto Martins, curtume de perrexil, milho cozido, batatas com massa de malagueta, tremoços curtidos no mar, torresmos de cabinho e de toucinho

É composta de vários legumes produzidos por métodos biológicos na Quinta: repolho, couve, cenoura, batata. O repolho é o legume que entra em maior quantidade.

A craca que é um crustáceo endógeno dos Açores, inicialmente classificado como molusco que tem um sabor único, muito apreciado que é uma verdadeira “delicatesse” no reino dos mariscos.

Alcatra: que é uma forma de confecionar açoriana com maior incidência na ilha Terceira, ainda hoje, e origem na ilha Terceira.A alcatra de carne de vaca que é a mais emblemática.

VINHOS E AZEITES

Vinho verdelho dos Biscoitos (localidade com microclima e terrenos com pedra de lava que permite concentrar o calor). A partir da casta Verdechio proveniente da Sicília.

ROTEIROS

Quinta do Martelo é um Centro de Interpretação temático da cultura açoriana.

Verdadeira ambiência de uma casa rural açoriana. Nestas casas pretende-se repor um ambiente autêntico, a começar pela construção e mobiliário do mais genuíno e da maior qualidade