MESA DE BORBA 2018-06-12T00:16:05+00:00

Project Description

MESA DE BORBA

Freguesia: Borba
Concelho: Borba
Região: Alentejo
Região Vinícola: Alentejo

Borba é conhecida pela qualidade dos seus vinhos, queijos, enchidos, azeite e pão que, associados às ervas alimentares e aromáticas, lhe conferem uma gastronomia ímpar.

Aromas e paladares únicos tornam-na bastante rica e apreciada por todos que nos visitam. Podendo-se dizer que foi a necessidade que criou a diversidade e originalidade da cozinha que hoje se pratica em Borba.

A tradição petisqueira, as sopas feitas com as ervas alimentares, as carnes de denominação de origem protegida, confecionadas com receitas ancestrais e simples, conjuntamente com os produtos regionais de excelência – os azeites e os queijos, coroada com os excecionais vinhos, em particular os tintos, tornam Borba um destino imperdível na gastronomia alentejana e portuguesa.

A Festa da Vinha e do Vinho, em novembro, promove VINHOS, GASTRONOMIA e PRODUTOS REGIONAIS. Durante nove dias traz milhares de visitantes até Borba, seja para provar e degustar vinhos e iguarias produzidas e confecionadas por nós, seja para visitar a Festa e a cidade ou participar nos vários espetáculos e animações.

Em Borba come-se e recebe-se bem!

A entidade promotora da MESA DE BORBA é o MUNICÍPIO DE BORBA.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Carne de alguidar ou migos, frita em banha, para degustar numa volta do “Fazer as onze”, velho ritual borbense, que consiste na partilha dum petisco, um copo e uma boa conversa, numa taberna Borbense

Sopa de Cardos com grão – por cá recorre-se às ervas e plantas que crescem espontaneamente pelos campos para diversificar os pratos confeccionados e melhor apaladar gostos e sabores.

Borrego assado à padeiro com migas de coentros – Borrego a carne das épocas festivas, tenra e suculenta, acompanhada das tradicionais migas alentejanas aromatizadas com coentros.

A arte de fazer QUEIJO faz-se sentir na freguesia de Rio de Moinhos. Mais duma dúzia de queijarias familiares produzem afamado queijo de ovelha, óptimo para acompanhar um “Borba Tinto”.

VINHOS E AZEITES

Tinto Reserva Montes Claros – marca de 1945, primeira a distinguir-se pela qualidade singular, em Portugal e estrangeiro. Recorda um dos maiores feitos da nossa história – A Batalha de Montes Claros.

Azeite selecção de Borba – saboreá-lo é um privilégio, conhecê-lo é uma arte. Maioritariamente da variedade galega, obtido por processos unicamente mecânicos.

ROTEIROS

Em Novembro, a FESTA DA VINHA E DO VINHO transforma Borba na capital dos Vinhos do Alentejo!
EVENTO com enorme história em Borba e no Alentejo. O maior momento de animação e promoção do concelho.