MESA DE BRAGA | BRAGA 2018-04-18T21:08:03+00:00

Project Description

MESA DE BRAGA

Freguesia: Braga
Concelho: Braga
Região: Norte
Região Vinícola: Vinho Verde

A Mesa Bracarense é farta e opulenta, de fortes e apurados sabores. Comida de conforto tal como a gastronomia minhota já nos habituou. Assim, os pratos sucedem-se fumegantes, aquecendo o estômago e a alma. O Bacalhau à Moda de Braga é o protagonista, tendo a sua fama transposto as fonteiras do país e confecionado nesta cidade de uma forma muito especial.

O famoso vinho verde da região branco é um bom acompanhamento, qualquer que seja o prato escolhido. Os doces de romaria e os biscoitos, como os Fidalguinhos, são especialidades de longa tradição conventual e popular, que não podem faltar na mesa bracarense, conjugando-se na perfeição com uma bebida espiritual, como a Aguardente Vínica de Vinho Verde Bracara Augusta, ótimo complemento digestivo.

Os percursos e as caminhadas através da diversidade da paisagem natural, um dos elementos que explica a multiplicidade das especialidades gastronómicas, com destaque para as laranjas, a maçã porta da loja e o cidrão, utilizados no apuramento das receitas, podem ser encontrados ao longo deste território. Braga é um destino a provar na sua multiplicidade de sabores.

A entidade promotora da MESA DE BRAGA é o MUNICÍPIO DE BRAGA.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Este pão resulta da mistura de farinhas de milho e trigo ou milho e centeio. Em tempos, foi o pão dos pobres por oposição ao pão branco (de trigo) consumido pelas classes mais abastadas.

Hoje, também conhecido como Bacalhau à Braga, oriundo da antiga receita do Bacalhau à Narcisa ou “à Eusébia”, cozinheira do restaurante Narcisa, é uma mais-valia na divulgação gastronómica da região.

O Cidrão é um fruto endógeno, ácido e muito aromático destinado à cristalização, muito utilizado em doces e inúmeras receitas tradicionais e conventuais.

VINHOS E AZEITES

Da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, o vinho Largo do Paço resulta da conjugação das práticas tradicionais típicas da região dos vinhedos do vale do rio Cávado e da experiência técnica da Cavagri.

A Aguardente Vínica de Vinho Verde Bracara Augusta é envelhecida em cascos de carvalho ao longo de muitos anos, constituindo o perfeito digestivo no fim de uma refeição tipicamente minhota.

ROTEIROS

No âmbito do património material e imaterial desta cidade, destaque para a continuidade das vias romanas na criação de novos percursos que levam a experiências únicas e apelativas.

Organismo científico-cultural no âmbito disciplinar da arqueologia, a exposição abrange um vasto período cronológico, compreendido entre o Paleolítico e a Idade Média com destaque para Bracara Augusta.