MESA DE SILVES / DA SERRA AO MAR 2018-06-11T23:49:47+00:00

Project Description

MESA DE SILVES / DA SERRA AO MAR

Freguesia: Silves
Concelho: Silves
Região: Algarve
Região Vinícola: Algarve

A mesa apresentada pretende materializar os produtos, tradições e cultura gastronómicas locais do concelho de Silves “Da Serra ao Mar”. Temos elementos mais alusivos ao interior (Serra/barrocal) e outros relacionados com o litoral (Mar). As três unidades geomorfológicas (Serra, Barrocal e litoral) aparecem “sentadas à mesa”, dando ênfase ao Javali enquanto elemento gastronómico mais apreciado na zona serrana do território, que é normalmente acompanhado por vinhos tintos produzidos no concelho, caracterizados pelos aromas a frutos bem maduros e sabor aveludado e quente. Na transição da serra para o litoral, sobressai o barrocal onde é possível sentir o aroma a citrinos ou não fosse Silves a “Capital da Laranja”, proporcionando uma transição suave juntamente com os “vinhos frescos” beneficiando dos solos argilo-calcários proporcionam um néctar equilibrado e consistente. Por fim, no sector mais a sul é possível degustar iguarias do litoral que congregam igualmente elementos do interior, permitindo proporcionar uma simbiose harmoniosa entre a frescura do litoral e a herança cultural alicerçada por uma influência mourisca, bem patenteada no Castelo de Silves.

A entidade promotora da MESA DE SILVES – DA SERRA AO MAR é o MUNICÍPIO DE SILVES.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Colhendo os frutos a partir do interior, as buzinas de delicado sabor marítimo apelam à sua degustação sugestionando o palato de quem visita Silves.

Esta é uma carne de sabor delicado e um pouco exótico, sendo o acompanhamento ideal para esta iguaria é uma fresca e arrojada salada de rúcula, agrião, hortelã e laranja.

Cultivada no barrocal, beneficia de características edafo-climáticas únicas conferido à mesma um paladar inigualável.

VINHOS E AZEITES

Predomina o aroma a frutos vermelhos tendo uma entrada cremosa na boca e terminado com grande frescura.

Apresenta uma cor citrina, sendo robusto e suave, com algum corpo e grande capacidade de evolução.

As vinhas crescem numa variedade de solos como argila, calcário, grés e mesmo umas zonas com xisto, produzindo uvas de alta qualidade.

ROTEIROS

É uma das notáveis obras de arquitetura militar que os árabes deixaram, com mais de mil anos de existência rodeado por uma forte muralha em taipa, revestida a arenito vermelho