MESA DE VILA DE FRADES / A CATEDRAL DOS VINHOS DE TALHA 2018-06-12T17:00:09+00:00

Project Description

MESA DE VILA DE FRADES / A CATEDRAL DOS VINHOS DE TALHA

Freguesia: Vila de Frades
Concelho: Vidigueira
Região: Alentejo
Região Vinícola: Alentejo

A tecnologia e método de produção do vinho de talha e o seu milenar processo de vinificação, que remonta à época romana, representam uma herança cultural de enorme singularidade, que está presente com grande evidência na comunidade vinhateira de Vila de Frades, e para a qual contribuíram sucessivas gerações de atores e intérpretes que souberam garantir a sua preservação e integridade. Por essa razão o Município de Vidigueira está a conduzir o processo de candidatura do Vinho de Talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O vinho de talha também conhecido como o vinho dos amigos convoca para a mesa o melhor da herança da gastronomia alentejana fundada nas melhores tradições da dieta mediterrânica.

Com a mesa posta em contexto familiar ou improvisada nas tabernas e nas adegas com os amigos, sempre reunidos à volta do vinho novo, que se degusta lentamente, rodeados de petiscos como as inseparáveis azeitonas pisadas, o rábano, o maravilhoso queijo fresco ou os ricos torresmos, as conversas sucedem-se pelas aventuras e desventuras da vida. As sopas de espinafres é muitas das vezes a rainha dos almoços e mais uma vez o vinho de talha branco ou palhete marca o ritmo da refeição.

A entidade promotora da MESA VILA DE FRADES A ‘CATEDRAL ‘ DOS VINHOS DE TALHA é o MUNICÍPIO DE VIDIGUEIRA.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

A civilização do pão tem um legado na Vidigueira que torna irrecusável o convite para percorrer as suas ‘Terras de Pão’ e conhecer as suas ‘Gentes de Paz’ e descobrir a herança do alimento sagrado.

O petisco e o vinho de talha, os amigos e as conversas, as décimas e o cante, as adegas e as talhas, as castas e as vinhas, a terra e o céu do ‘País das Uvas’ definem o ritmo da cultura alentejana.

As sopas de espinafres sintetiza o melhor da gastronomia alentejana. O pão, o bacalhau, os espinafres, o queijo e o azeite desafiam o nosso paladar na companhia do vinho de talha que alegra o almoço.

VINHOS E AZEITES

A preservação do vinho de talha como herança e legado do património cultural imaterial resgata da história a cultural local, os costumes e a tecnologia de vinificação tradicional.

ROTEIROS

O vinho de talha e o cante, o cante e o vinho de talha, velhos e inseparáveis amigos aliam-se na descoberta da história na Villa romana de São Cucufate. Venha e descubra os seus singulares encantos.

‘Vila de Frades já não tem Abades mas tem Adegas que são Catedrais’ onde se celebra o vinho de talha e a amizade de todos os que colaboram na sua feitura e degustam os seus néctares e perfumes.

As Festas Báquicas, também conhecida por VITIFRADES, são o grande evento no Alentejo de afirmação e promoção do Vinho de Talha destacando-se nas suas 20 edições a famosa Rota das Adegas.