MESA DE LAGOA DO ALGARVE | LAGOA 2018-04-18T21:29:44+00:00

Project Description

MESA DE LAGOA DO ALGARVE

Freguesia: Lagoa
Concelho: Lagoa (Algarve)
Região: Algarve
Região Vinícola: Algarve

Lagoa através desta candidatura apresenta a riqueza da sua gastronomia, resultado da diversidade dos produtos que utiliza, bem como da forma como absorveu sabores e técnicas de séculos de existência, dos povos que aqui viveram. Foi com base nesta história riquíssima que apresentamos a nossa mesa com os melhores sabores ligados à terra e ao mar.

Para entrada propomos um petisco antigo as “Sardinhas da “boa morte”, “escondidas na gaveta”. Na categoria das sopas apresentamos um prato que foi a base da alimentação de muitos algarvios, até há algumas décadas atrás, as papas de milho com amêijoas. Para o prato de peixe propomos as Lulas Cheias e para o prato de carne apresentamos Feijão com couve com Carne da salgadeira.

Almejando encontrar a combinação perfeita, entre os pratos apresentados e os vinhos que produzimos na região, com o intuito de realçar sabores e impressionar o paladar elegemos o vinho Marquês dos Vales Banco 2016, para acompanhar as Sardinhas da “boa morte” e as Lulas Cheias , e o Marquês Dos Vales Tinto Grande Escolha 2014, para acompanhar o Feijão com Couve com as Carnes da salgadeira.

Video de apresentação – https://www.youtube.com/watch?v=u2mtxygsgqU&t=12s

A entidade promotora da MESA DE LAGOA DO ALGARVE é o MUNICÍPIO DE LAGOA .

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Petisco muito antigo, consumido pelas nossas gentes no Inverno, que utiliza técnicas de conservação ancestrais (salga).

Um prato que até meados do séc. passado, constituía a base da alimentação, da população mais pobre, comiam-se em todas as estações e com todos os ingredientes disponíveis.

Lulas Cheias uma conjugação entre as freguesias do litoral e interior do nosso concelho. Um prato elaborado que aproveita todas as potencialidades dos ingredientes para o tornar irresistível.

Um prato antigo consumido no Inverno, após a matança do porco.A carne era conservada na salgadeira sem se deterior para servir de alimento durante todo o ano.

VINHOS E AZEITES

Um Blend de Arinto, Síria e Malvasia Fina. Boa mineralidade, muita frescura e boa acidez, c/ nota de prova que revela alguma fruta branca madura, c/ sabores fumados e especiarias.

Um blend de Touriga Franca, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Aragonês. Denso, estruturado,c/ notas de frutas silvestres bem maduras, compota de mirtilo, c/ notas tostadas e especiarias.

ROTEIROS

A Natureza excedeu-se e forjou um lugar mágico repleto de arribas, pórticos suspensos sobre o mar e grutas c/milhões de anos.Um percurso de 5,5 km que maravilhará o visitante.