MESA LAJES DO PICO – CAPITAL DA CULTURA DA BALEIA | LAJES DO PICO 2018-04-21T15:32:17+00:00

Project Description

MESA LAJES DO PICO – CAPITAL DA CULTURA DA BALEIA

Freguesia: Lajes do Pico
Concelho: Lajes do Pico
Região: Açores
Região Vinícola: Açores

Sendo o mar uma das nossas maiores riquezas, fonte de produtos de elevada qualidade, apostamos fortemente nos seus sabores.

A Mesa “Lajes do Pico – Capital da Cultura da Baleia” procura apresentar uma oferta abrangente, permitindo, não só, degustar a nossa gastronomia e vinho, mas também conhecer a nossa cultura e desfrutar do conforto das nossas unidades hoteleiras.

A Mesa apresenta como Patrimónios da Categoria Gastronomia os sabores do Caldo de Peixe (Sopa), do Polvo Guisado (Prato de Marisco), do Cavaco (Produto Endógeno) e do Queijo de São João (Queijo), combinados com o património Arinto dos Açores Branco (Vinho Branco) da categoria Vinhos e Azeites.

Na Categoria Roteiros, o Museu dos Baleeiros (Museus), museu mais visitado dos Açores, é um ponto de paragem obrigatório, retratando de forma exímia a baleação nos Açores.

Depois de um mar de experiências, nada melhor do que desfrutar de momentos de conforto, relaxando na Aldeia da Fonte (Alojamento Turístico), uma unidade hoteleira de referência que se apresenta em perfeita simbiose com a natureza, destacando-se pelas suas boas práticas ambientais.

Ficamos à sua espera.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7Rk_ZxCKNfc

A entidade promotora da MESA LAJES DO PICO – CAPITAL DA CULTURA DA BALEIA é a ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA ILHA DO PICO.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

O caldo de peixe é um prato típico da Ilha do Pico, que prima pela qualidade e frescura dos peixes utilizados, sendo o seu segredo a variedade de espécie utilizadas na sua confeção.

O Polvo Guisado, prato rico em sabores, recorre à utilização de diversas especiarias e ao frutado sabor do vinho tinto da Ilha do Pico, que lhe confere robustez e autenticidade.

O Queijo de São João, é um queijo de pasta mole que apresenta uma cor branca amarelada, sendo fabricado com leite cru da melhor proveniência o que lhe atribui qualidades únicas.

Endógeno dos Açores, o Cavaco é um prato de excelência e requinte, servido fatiado sobre uma cama de sabores do mar e acompanhado por uma fresca salada de batata, servida numa flor de pimentão.

VINHOS E AZEITES

O Arinto dos Açores Branco é um vinho maduro, com uma acidez e uma salinidade admiráveis, conferindo uma sensação de frescura que nos deslumbra.

ROTEIROS

O Museu dos Baleeiros é o ex-libris da museologia regional na representação da baleação artesanal dos Açores, sendo uma referência incontornável no panorama museológico internacional.

A Aldeia da Fonte é uma unidade hoteleira de excelência que se destaca pelas boas práticas ambientais, tendo sido distinguida com os galardões “Misotis” e “Chave Verde”.