Aldeia de Paderne 2017-06-14T15:49:52+00:00

Project Description

Paderne

O Castelo de Paderne é de origem muçulmana e as suas muralhas edificadas em taipa são um dos melhores exemplos deste tipo de arquitetura militar da Península Ibérica. Compreende uma ponte medieval, construída para servir a população e o Castelo, e duas cisternas, uma de construção almóada e outra posterior à Reconquista Cristã. Os almóadas foram uma dinastia berbere (moura), que tomou aos almorávidas o poder, em Marraquexe. Diz a lenda das Mouras de Paderne que no subterrâneo do Castelo estão mouros encantados, que defendem tesouros até que alguém digno seja capaz de os desenterrar. Para além do Castelo, é, também, de grande importância a Igreja Matriz, da primeira metade do séc. XVI.

Outras informações:

Paderne é uma pequena aldeia do concelho de Albufeira, fortemente rural e cujo traçado é marcado pelo Castelo de Paderne

Vários outros pontos de interesse paisagístico, dos quais se destacam as ribeiras de Algibre e de Quarteira.

A aldeia é caracterizada pela abundância de água, que favorece as atividades agrícola e pastoril, organizando-se em torno de uma economia de subsistência. É, ainda, habitat de espécies únicas, estando integrada na área de proteção da Rede Natura 2000.

A paisagem urbana é marcada pela Igreja Matriz, monumento classificado, com uma malha urbana que ainda é herança da Baixa Idade Média. A abundância de água e a excelente aptidão agrícola da terra tornou a agricultura e o pastoreio importantes atividades de subsistência, sobretudo até à segunda metade do século XX.