Podence 2017-06-15T22:50:52+00:00

Project Description

Podence

“O Careto de Podence é o único que chocalha” – Chocalha as raparigas, num ritual associado à fertilidade, e anuncia a chegada da primavera, desde tempos ancestrais. A origem deste ritual pagão é anterior ao cristianismo e foi-se adaptando sem perder o simbolismo, do rapaz solteiro que celebra um novo ciclo e se apresenta ao sexo feminino. O ritual é muito antigo, mas só recentemente começou a ser falado, o Entrudo Chocalheiro da região transmontana. No início do séc. XX, o Abade de Baçal já escrevia sobre os mascarados de Podence, mas os primeiros registos claros são de D. Sebastião Pessanha, no livro publicado nos anos 60: “Mascarados e máscaras populares de Trás-os-Montes”.

Outras informações:

Originalmente designada como freguesia de Nossa Senhora da Purificação, Podence pertenceu ao concelho de Bragança e Izeda, só integrando o concelho de Macedo de Cavaleiros a partir de 1878.

Do seu património histórico destaca-se a Igreja Paroquial (Nossa Senhora da Purificação), de arquitetura barroca e neoclássica, cuja construção remonta ao século XVII. Mais recentes são as Capelas de Santa Eufémia e Santa Rita, situadas no largo da Feira, ambas construídas no século XX. Destaca-se ainda a Casa do Careto, marco da tradição carnavalesca da aldeia de Podence.

Festa de Carnaval dos Caretos de Podence, inserida no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.