São Lourenço 2017-06-15T22:20:19+00:00

Project Description

São Lourenço

São Lourenço, com 113 hectares de área, na ilha de Santa Maria, apresenta-se em forma de anfiteatro, numa cratera vulcânica, rodeada com vinhas cultivadas em socalcos e com praia e piscinas naturais magníficas. A sua baía foi utilizada como abrigo para navios e frotas piscatórias e o porto servia para abastecer as tripulações de água. A baía foi classificada como reserva natural da Ilha de Santa Maria em 1987. Na baía de São Lourenço encontra-se o Miradouro de São Lourenço, também conhecido por Miradouro do Espigão. A baía de São Lourenço é a única da ilha que tem uma piscina natural.

Outras informações:

É uma das localidades mais emblemáticas dos Açores, cuja praia do mesmo nome, uma das maiores do arquipélago, com uma encosta vulcânica muito antiga e ocupada por vinhas plantadas em currais formados ora por sebes vivas ora por muros baixos de pedra basáltica, é classificada como Reserva Natural.

O extenso areal é, de quando em vez, recortado por afloramentos de rochedos baixos que avançam mar adentro.

Na sua extremidade sul, destaca-se o ilhéu de São Lourenço, curiosa estrutura rochosa dotada de um reduzido cais natural e de uma gruta com estalactites e estalagmites, apenas acessível de barco.