Sortelha 2017-06-15T21:18:20+00:00

Project Description

Sortelha

O nome deriva de um anel, Sortija ou Sorteia, utilizado num jogo medieval, onde os cavaleiros tentavam enfiar a sua lança. Outros defendem que é um anel de pedras com poderes especiais, igual ao anel das feiticeiras. É uma aldeia em granito, com ruas e vielas tipicamente medievais, com um castelo do séc. XIII. O foral foi concedido em 1228 e só perdeu este estatuto concelhio com a reorganização administrativa do séc. XIX. Tem um espaço urbano medieval (séc. XIII-XIV), que encontra nas necessidades defensivas e na organização militar do espaço a sua matriz essencial, bastante alterada com as intervenções ocorridas no período manuelino (séc. XVI).

Outras informações:

elementos arquitectónicos relevantes: casa da Câmara, cadeia e pelourinho, casa do juiz, casa do escrivão, fonte de mergulho, forno comunitário, hospital da Misericórdia, Igreja Matriz, Igreja de Santa Rita e capela de Santiago.

Situada a mais de 760 metros de altitude, numa região muito acidentada, de cariz granítico, Sortelha é uma povoação ornada com penedos e barrocos, onde as casas encostam e assentam. Esta disposição das casas, expostas ao sol, explica o cognome de “lagartixos” dado aos seus habitantes.

Sortelha continua a ser certamente uma das mais belas e antigas povoações do nosso País, cujo traçado pouco se alterou nos últimos 500 anos, preservando a sua identidade e integridade.

Os trabalhos em bracejo são hoje o principal artesanato da aldeia.