Um Doce Pecado: Livro das 7 Maravilhas Doces de Portugal®

Depois de 7 edições das 7 Maravilhas de Portugal, a eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal volta a levar-nos numa viagem pelo país, conhecendo melhor a nossa cultura, os nossos costumes, as nossas gentes e os nossos produtos, também eles um reflexo do que somos como povo.

O livro “Um Doce Pecado” é um documento físico de toda esta aventura, um registo de todo este património imenso.

Este livro é a forma que encontrámos para eternizar as histórias à volta dos doces e das pessoas que os confecionam. A ideia de eternidade é algo místico, maior do que nós, e agrada-nos pensar que estamos a dar um contributo para perpetuar os doces como revelação de cultura popular, que passa de geração em geração.

Este livro é sobre s doces e as pessoas, que também podem ser doces. As pessoas, sempre elas, a amar as suas comunidades locais, as suas grandes e pequenas tribos.

Este livro é também sobre estas pessoas, que preservam os segredos da doçaria portuguesa e não deixam morrer o que é único e belo na cultura nacional. Pessoas de um otimismo impenitente que, perante todas as dificuldades, mantêm a fé na capacidade que o mundo tem de preservar o que deve ser preservado.

Além das histórias à volta das receitas, das origens dos doces e dos pasteleiros, este livro disponibiliza um roteiro de locais impressionantes onde poderemos passear em cada uma das 20 regiões de Portugal ( 18 distrito e 2 regiões autónomas)  – para conhecer o que é belo e para queimar calorias! Para celebrarmos a doçaria portuguesa sem culpas!

Livro disponível nas lojas CTT, online em livroumdocepecado.pt ou pelo Tlf 211 949 238

“UM DOCE PECADO”, 140 doces finalistas distritais.

AS MESAS QUE AINDA NINGUÉM EXPERIMENTOU

COMER, BEBER E PASSEAR PELAS INESGOTÁVEIS MARAVILHAS DE PORTUGAL

Luis Segadães e o amigo de longa data Zé Luis Amaral percorreram o país de norte a sul e ilhas para experimentar as 49 mesas pré-finalistas na eleição das 7 Maravilhas à Mesa.

O livro conta esta viagem, apresentando-nos as 49 mesas e as pessoas que a ela se sentam, os patrimónios que as compõem e o que faz de cada uma delas uma mesa imperdível.

Uma mesa é criada com base em 3 pilares: gastronomia; vinhos e azeites; e roteiros, como património histórico e natural, eventos de afirmação territorial e experiências únicas. Por vezes é o passeio que determina o repasto, por outras é a gastronomia que queremos experimentar que nos leva a descobrir locais maravilhosos. São estes roteiros por todo o país que estão retratados neste livro, com as 49 mesas a concurso como fio condutor.

Luis Segadães faz uma abordagem única, pessoal e vivida das 49 mesas, com detalhes e curiosidades sobre locais, pratos, pão, petiscos e azeites, da confecção à forma como são servidos, e com o terroir dos vinhos provados em cada palavra.

O livro está à venda em exclusivo nas lojas CTT e em ctt.pt.

Esta primeira edição faz coleção com o livro editado em 2017, “A Viagem que Ainda Ninguém Fez”, sobre as 49 candidatas às 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, o qual vai já na segunda edição e é um best seller nas vendas dos CTT

49 ALDEIAS CANDIDATAS ÀS 7 MARAVILHAS AGORA EM LIVRO E JÁ NA 2ª EDIÇÃO

LANÇAMENTO DO LIVRO ASSINALA A COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DA ELEIÇÃO DAS NOVAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL® E DAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL®, EVENTO QUE TEVE LUGAR A 07.07.2007 EM LISBOA.

“A Viagem que ainda ninguém fez” é um livro que retrata as 49 aldeias-maravilha de Portugal, uma viagem contada por Luis Segadães e fotografada por Vasco Pinhol. O livro está à venda nas Lojas CTT com o preço de capa de 19,90€.

Há anos que penso em fazer um livro sobre as minhas viagens em Portugal. Desde sempre que viajei muito por cá e por fora. Desde que me envolvi na organização dos eventos das 7 Maravilhas em Portugal, a partir de 2007, tenho dado umas 3 voltas ao país em cada ano em que tivemos uma eleição”, explica Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas®. “O facto de termos 49 aldeias, tão criteriosamente distribuídas pelo país fora, levou a que se configurasse uma viagem, bastante improvável. Quando me dei conta da matéria-prima que tinha pela frente, pensei que não podia perder mais nenhuma oportunidade para escrever sobre Portugal. É agora!

Foi assim que Luis Segadães convidou um amigo de longa data, o Vasco Pinhol, fotógrafo que vive atualmente na Noruega, e que tem o talento de fotografar com paixão e atenção ao detalhe.

Quando o Luis me convidou para este projeto a primeira coisa que me ocorreu foi – eis uma oportunidade para mostrar que as coisas melhores que temos são as coisas pequeninas, que se aconchegam e crescem na vizinhança do coração. Espero que este livro que fizemos juntos possa ajudar a ligar o nosso melhor passado ao nosso melhor futuro”, diz Vasco Pinhol.

Foram 2000km por terra e mar, 5000km por ar, em 49 aldeias ímpares. O livro conta com mais de 400 fotografias das 49 aldeias a concurso, bem como histórias de descobertas que relatam a viagem, contextualizam a história da aldeia, falam dos produtos e sabores e claro, das gentes de cada local.

O sentimento que tenho ao ter viajado de forma ininterrupta pelas 49 Aldeias pré-finalistas, foi o de ter vivido uma experiência única e de ter visto com profundidade o “mosaico” maravilhoso que é Portugal, quando se salta de uma região para outra. O relato desta viagem é um testemunho de que me orgulho muito e que tenho a certeza vai deixar uma marca bem presente em todos aqueles que vierem a contactar com esta obra. Eu acredito absolutamente no potencial de desenvolvimento destes territórios, como mais uma base para o futuro do país e é nesse ponto que este livro se encontra com o futuro de Portugal”, acrescenta Luis Segadães.