Loading...
7 Maravilhas à Mesa®2018-11-07T00:05:31+00:00

Project Description

Com as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias queremos mostrar um Portugal que inspira. Um Portugal que se renovou, que tem casos de sucesso, que tem gente que mudou de vida e que se afirma tendo por base os valores da proximidade, da simplicidade, da autenticidade, daquilo que é criado por pessoas e para pessoas.

Queremos demonstrar que o território fora dos centros urbanos é uma fonte de oportunidades. Vamos explorar o património histórico, natural, gastronómico e… as pessoas. Olhar para um território cheio de diversidade, de tradição e de encanto.

Apesar de estarmos no ambiente peculiar e restrito de aldeias, muitas vezes no interior do país, esse fator foi o fator decisivo nas histórias que queremos mostrar. Dois terços do nosso território são interior e espaços não urbanos e é sobre o papel que esse território tem na afirmação do país, que nos vamos debruçar.

Vamos escolher as pessoas, as vidas, as artes, a gastronomia, os produtos locais, os turismos, as energias renováveis como protagonistas da história que vamos contar.

VENCEDORES
FINALISTAS
PRÉ-FINALISTAS
REGULAMENTO

Chegou a hora de elegermos alguns dos patrimónios mais apreciados pelos portugueses: a Gastronomia associada aos Vinhos e a Roteiros Turísticos. Vamos votar o prazer de estar à mesa e também o prazer de ir para lá, de lá chegar, de lá estar. Trata-se por isso de comer, de beber e de andar por roteiros turísticos, desfrutando do melhor que a vida tem para nos oferecer. Queremos harmonizar a gastronomia com os vinhos, mas também com o prazer de percorrer o país, descobrindo os encantos do enoturismo.

Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas®
Lançamento oficial do projeto no São Lourenço do Barrocal, com vista para Monsaraz,
aldeia eleita como uma das 7 Maravilhas de Portugal® em 2017.

Lançamento Oficial.

No lançamento oficial no São Lourenço do Barrocal foi apresentada uma mesa demonstrativa composta por:

Lançamento Oficial.

Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas; José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz; Frederico Falcão, presidente do Instituto do Vinho e da Vinha; José António Uva, administrador do São Lourenço do Barrocal; António Ceia da Silva, presidente do Turismo Alentejo e Ribatejo; Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp; Pedro Ribeiro, presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Depois de eleitas as Aldeias-Maravilha este ano, onde já foram explorados vários patrimónios culturais, históricos e gastronómicos, as 7 Maravilhas® avançam agora para um território que cria um vínculo com o que sai da nossa terra, com a experiência que tiramos ao visitar as regiões vinhateiras portuguesas e com o que apresentamos à mesa. Esta eleição vai promover a verdadeira experiência de comer e beber a uma mesa portuguesa, razão pela qual somos cada vez mais um destino turístico de referência.

Daqui vão resultar não uma, mas sete mesas representativas do nosso país.

O processo segue o percurso de anos anteriores, com a votação de um painel de especialistas na lista longa de candidaturas, de onde vai resultar uma lista de 49 pré-finalistas, 7 de cada região. Todo o processo tem o acompanhamento e supervisão de um Conselho Científico e a votação é auditada pela PwC. Consulte o Regulamento Refª7MM18IV.

Do Minho ao Algarve, passando pela Madeira e Açores, estas são as 49 Mesas Pré-Finalistas que reuniram o consenso de um Painel de 77 Especialistas e do Conselho Científico, destacando-se com o melhor da gastronomia, vinhos, azeite e roteiros turísticos de cada região de Portugal.

CONHEÇA AS 49 MESAS PRÉ-FINALISTAS
VER O CALENDÁRIO DAS GALAS

7 Maravilhas à Mesa® é um projeto com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

É desenvolvido em parceria com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Conta ainda com o Apoio Institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Mar, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal.

O Conselho Científico é constituído pela Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), a Associação Portugal Genial, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR) e o Turismo de Portugal.

Era inevitável que as 7 Maravilhas acabassem por entrar no território dos vinhos, que são fator diferenciador incontornável na promoção de Portugal além fronteiras, e regressar ao universo da gastronomia, que já elegemos em 2011 e que agora abre todo um novo leque de oportunidades de promoção ao ser aliado aos vinhos e aos roteiros e experiências que tornam a nossa mesa única no mundo.

Luís Segadães, Presidente das 7 Maravilhas®

Desde 2007 a Promover a Identidade Nacional

Desde 2007 que as 7 Maravilhas® divulgam e comunicam os valores positivos de uma Identidade Nacional forte – causas nacionais reconhecidas.
Através desta experiência em que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações, investem energia emocional e através dela criamos Memória Global.

Televisão Oficial

Alto Patrocínio

Café Oficial

Carro Oficial

Combustível Oficial

Água Oficial

Troféu Oficial

Brand Partner

Auditores

Produção Artística

Apoio Institucional

Conselho Científico