MESA DA BAIRRADA AO MONDEGO / CANTANHEDE, FIGUEIRA DA FOZ, MEALHADA, MIRA, MONTEMOR-O-VELHO E PENACOVA2018-09-17T10:21:03+00:00

Project Description

MESA DA BAIRRADA AO MONDEGO / CANTANHEDE, FIGUEIRA DA FOZ, MEALHADA, MIRA, MONTEMOR-O-VELHO E PENACOVA

Click edit button to change this text.

Declaração Oficial das 7 Maravilhas à Mesa®: Mesa Vencedora

Freguesia: Cantanhede
Concelho: Cantanhede
Região: Centro
Região Vinícola: Bairrada

A “MESA DA BAIRRADA AO MONDEGO” destaca os recursos endógenos e as potencialidades do território. A Bairrada distingue-se pela forte produção vitivinícola, onde ressalta o Espumante e o Vinho Tinto da autóctone casta Baga, que representam a inquestionável qualidade dos vinhos e espumantes DOC Bairrada. Também afamado é o Leitão Assado da Bairrada, uma das 7 Maravilhas da Gastronomia, cujo segredo reside na escolha das raças utilizadas, na sua preparação e assadura. O Arroz de Lampreia é também uma das iguarias de destaque da mesa, confecionado com o arroz carolino-IGP, produzido nos arrozais do Baixo Mondego. O Rio Mondego e a Costa Atlântica oferecem a degustação de petiscos de água que cada época oferece, como: o peixe do rio e enguias fritas, a sardinha, o carapau e o camarão da Costa, acompanhados por produtos da terra (ex:grelos) e temperados com o sal das salinas da Figueira da Foz. O roteiro turístico inclui o património do Castelo e Vila de Montemor-o-Velho, a maior fortificação do Mondego, e experiências únicas vivenciadas na descoberta surpreendente do Luso/Buçaco envolvendo a Mata Nacional, o Palácio Real, o Museu Militar, a Via Sacra e Termas, aliando natureza e história.

A entidade promotora da MESA DA BAIRRADA AO MONDEGO é a ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL DA BAIRRADA E MONDEGO.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

O Rio Mondego e a Costa Atlântica permitem degustar petiscos de água únicos:as enguias, o carapau, o peixe do rio, as sardinhas na telha e o camarão da costa, apesar de simples são nobres nos sabores.

Arroz Carolino do Baixo Mondego e Lampreia, dois elementos com fortes laços ao Rio Mondego, uma aliança de caraterísticas singulares, que proporciona uma iguaria inesquecível.

Leitão da Bairrada, uma iguaria imperdível, com um sabor único, um prato gastronómico que fez da Mealhada, em 2016, o “Destino Gastronómico do Ano”, de acordo com a revista “Wine”.

VINHOS E AZEITES

Espumante Branco Bruto MARQUÊS DE MARIALVA Baga Blanc de Noir 2015, produzido pelo Método Clássico com a casta da região, Baga. Elegante e versátil, companhia perfeita à mesa ou para celebrar a vida.

Tinto MARQUÊS DE MARIALVA Baga Reserva 2014 com personalidade, taninos firmes mas sedosos. Um vinho de vida longa, capaz de surpreender pela complexidade e frescura que o passar do tempo não roubará.

ROTEIROS

“Onde nasceu Fernão Mendes Pinto?/ Jorge de Montemor onde Nasceu?/ A mesma terra, o mesmo céu que eu pinto, / Castelo Velho, o que foi deles é meu. [Afonso Duarte]”

Bussaco, floresta mágica de experiências com tesouros únicos: a Mata Nacional, o Palace Real, o Museu Militar, a Via Sacra e a Vila Termal do Luso, Terra da água mais pura e famosa de Portugal.