MESA DA GUARDA2018-07-29T22:43:05+00:00

Project Description

MESA DA GUARDA

Freguesia: Guarda
Concelho: Guarda
Região: Centro
Região Vinícola: Beira Interior

A riqueza dos produtos endógenos está bem patente na típica mesa beirã. O queijo, a morcela, o azeite e a carne Jarmelista integram e ilustram a gastronomia da região, fortemente marcada pela riqueza dos solos e especificidade climática.

A presença da oliveira e da produção de azeite no concelho da Guarda e em grande parte da Beira Interior está associada historicamente à nobreza, qualidade e riqueza do produto.

A morcela da Guarda é considerada um produto tradicional de qualidade reconhecida. A morcela é um enchido fumado obtido a partir de sangue e gorduras de porco, condimentado com sal, salsa, colorau doce, cebola e cominhos.

A raça jarmelista, única e exclusiva da beira interior, da Guarda, representa a tradição e a singularidade da nossa terra. Origina um produto de excelência, carne tenra, extremamente suculenta e muito saborosa.

Produzido há seculos na região serrana da Estrela a partir de leite  de ovelhas Bordaleiras, o queijo Serra da Estrela é hoje uma referência da  gastronomia e da cultura portuguesas, tendo granjeado reconhecimento além-fronteiras pelo seu caráter distinto e singular.

A entidade promotora da MESA CIDADE DA GUARDA é o MUNICÍPIO DA GUARDA.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

A raça jarmelista cria-se tradicionalmente em regime extensivo pastoreando em terras de altitude ricas em espécies biodiversas, originando um produto de excelência, carne tenra extremamente suculenta.

Produzido há séculos na região serrana da Estrela a partir de leite de ovelhas Bordaleiras. O queijo da Serra é de pasta semimole, amanteigado, de cor branca ou ligeiramente amarelada.

A morcela da Guarda é considerada um produto tradicional de qualidade reconhecida. A morcela é um enchido fumado obtido a partir de sangue e gorduras de porco.

VINHOS E AZEITES

Historicamente, a produção de azeite centrou-se em duas áreas de referência: o Vale do Mondego e o Vale da Teixeira, ambos com microclimas favoráveis à produção de azeitona de qualidade.

ROTEIROS

As qualidades construtivas e estéticas góticas da Sé Catedral fazem desta um dos monumentos maiores de toda a história da arquitetura portuguesa.

O Museu de Tecelagem localiza-se na aldeia dos Meios, numa antiga fábrica de tecelagem de cobertores de Papa. Aqui são produzidos artigos ligados ao cobertor de papa que identificam esta região.

O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo está baseado em tradições populares da região como a queima do Entrudo. Um espetáculo comunitário e de expiação, baseado na cultura tradicional da região.