MESA DA MADALENA DO PICO / CAPITAL DOS AÇORES DA VINHA E DO VINHO2018-07-20T11:12:32+00:00

Project Description

MESA DA MADALENA DO PICO / CAPITAL DOS AÇORES DA VINHA E DO VINHO

VOTE AGORA!

LIGUE: 760 10 70 32

Freguesia: Madalena
Concelho: Madalena
Região: Açores
Região Vinícola: Açores

Numa terra onde da pedra se faz vinho e do vinho se fez pão, o Homem extraiu da lava queimada um delicioso néctar, um Vinho Licoroso único.

A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, não se destaca apenas pela incrível beleza, mas pela magnitude. Se as pedras amontoadas fossem retiradas dos muros, uma a uma, e alinhadas atravessariam ilhas, continentes e oceanos, dando por duas vezes a volta ao mundo.

Apresentamos um Vinho Branco sui generis pleno de identidade e autenticidade, que inclui três castas: Arinto dos Açores, Verdelho e Terrantez do Pico. Esta última, única no mundo. Este vinho surpreende pela sua frescura, mineralidade e salinidade.

O Branco apresentado é a escolha perfeita para acompanhar os petiscos: Marisco do Mar dos Açores (Cavaco, Caranguejo Fidalgo, Lapas e Búzio).

Nesta mesa não podia faltar o peixe excecional e sempre fresco capturado no nosso mar, aqui representado com o tradicional Caldo de Peixe. Um prato único e muito apreciado.

A carne IGP (Indicação Geográfica Protegida), vem diretamente dos verdes prados da nossa Ilha, tenra e suculenta, acompanhada pelo Queijo “Alfredo”, um queijo curado de pasta mole, produzido com leite cru de vaca.

A entidade promotora da MESA MADALENA DO PICO, CAPITAL DOS AÇORES DA VINHA E DO VINHO é a AMIP – ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA ILHA DO PICO.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Petiscos do mar dos Açores: Cavaco cozido com água do nosso mar; Caranguejo Fidalgo frito em azeite; Salada de Búzio; Lapas Grelhadas com molho de manteiga e Lapas Frescas.

Prato confecionado com três variedades de Peixe dos Açores: Garoupa; Encharéu; Boca-negra, acompanhado com pão às fatias demolhado em caldo da cozedura temperado com molho cru.

Prato confecionado com carne IGP, Indicação Geográfica Protegida, acompanhada por batata a murro, espinafres, cenoura, com molho de queijo do Pico e alecrim.

Queijo produzido na Queijaria “Alfredo”. É um queijo curado de pasta mole, produzido com leite cru de vaca, coalho e sal, com um tempo de cura de 21 dias.

VINHOS E AZEITES

Produzido no coração do atlântico com um mineral elegante e notas citrinas frescas influenciadas pela brisa marítima.

Licoroso aguardentado, envelhecido em cascos de carvalho americano. Feito a partir das castas tradicionais brancas do Pico. Produzido pela Picowines.

ROTEIROS

Foi aclamada em 2004, pela UNESCO, como Património da Humanidade, que a considerou uma das mais complexas estruturas criadas pelo Homem.