MESA DA ZAMBUJEIRA DO MAR / BARCO À MESA NA COSTA ALENTEJANA2018-07-20T13:24:56+00:00

Project Description

MESA DA ZAMBUJEIRA DO MAR / BARCO À MESA NA COSTA ALENTEJANA

VOTE AGORA!

LIGUE: 760 10 70 35

Freguesia: S. Teotónio
Concelho: Odemira
Região: Alentejo
Região Vinícola: Alentejo

Composta por produtos do mar capturados por métodos de pesca artesanais, a nossa Mesa de Mar evidencia a frescura, textura e sabores a maresia dos seus elementos.

Sem formalidades vincadas, o Barco à Mesa na Zambujeira do Mar serve-se de forma singular e arrebatadora no ambiente harmonioso e acolhedor do restaurante/marisqueira Costa Alentejana, homenageando os homens do mar: o polvo e os mariscos são capturados de forma seletiva na nossa costa por pescadores e mariscadores locais – os famosos percebes, as navalheiras, lagostas, bruxinhas, santolas e as ostras do Mira. O pão é da nossa aldeia, o vinho Vicentino e o medronho são do Sudoeste de Portugal. Sabemos de onde vêm e conhecemos quem os faz chegar à nossa Mesa.

Assim como a gastronomia, a simplicidade dos lugares e das gentes convidam a voltar e a conhecer cada vez melhor estes sítios, ligados por rotas singulares. Aventure-se na Rota Vicentina, em pleno Parque Natural (PNSACV), pelo Caminho Histórico ou Trilho dos Pescadores, frequentados por caminhantes mas também por praticantes de BTT e passeios a cavalo, e desfrute de paisagens e experiências únicas.

A entidade promotora da BARCO À MESA NA ZAMBUJEIRA DO MAR é o MUNICÍPIO DE ODEMIRA.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Pão do dia da padaria da Zambujeira, cozido em forno de lenha. Chega ainda quente à mesa dos restaurantes da terra, pelas mãos de quem o fabrica de forma tão dedicada. Textura e sabor singulares.

Polvo fresco da Lota da Zambujeira (Entrada da Barca) grelhado e temperado de azeite virgem extra, alhos e coentros, acompanhado de pão do dia da Zambujeira do Mar e vinho rosé Vicentino.

Mariscada da Costa Alentejana servida numa réplica de embarcação de pesca artesanal, recheada de saborosos percebes, navalheiras, bruxinhas, lagostas, santolas, ostras e camarão miúdo.

VINHOS E AZEITES

Rosé elegante com origem em vinhas do Litoral Alentejano. Conjuga a fruta vermelha da casta Aragonez com o lado floral da Touriga Nacional, e excelente acidez e salinidade, arredondada pela barrica.

Espelha a simbiose entre o atlântico, os solos e as vinhas da Costa Alentejana. Ligeiras notas de frutos tropicais equilibradas na boca por uma fresca acidez, onde a elegância se sobrepõe à robustez.

Medronho de sabor frutado, resultado da seleção dos frutos e do clima e solos característicos do Sudoeste de Portugal, apurado em alambiques de cobre, através de um processo tradicional de destila.

ROTEIROS

Rede de percursos pedestres: Caminho Histórico e Trilho dos Pescadores, em pleno Parque Natural (PNSACV), desfrutando de paisagens e experiências únicas, a espreitar as melhores praias de Portugal.