MESA DAS LAJES DAS FLORES2018-08-13T10:35:30+00:00

Project Description

MESA DAS LAJES DAS FLORES

Freguesia: Lajes
Concelho: Lajes das Flores
Região: Açores
Região Vinícola: Açores

A mesa Lajes das Flores retrata a história de uma gastronomia que até hoje prevalece com cunho tipicamente Florentino.

O Concelho das Lajes das Flores é marcado pela sua extensa Reserva da Biosfera com paisagens deslumbrantes em virtude da profusão de lagoas, quedas de água, formações rochosas e florestas existentes.

De um povo com atividade principal na agropecuária destacam-se na nossa mesa todos os produtos de produção caseira que passaram entre as gerações e que hoje são reproduzidos por pequenas empresas de produção local. É o caso da Panificação Artesanal Elisa Inocêncio, Queijaria Ilda Henrique do Pico Redondo e o Restaurante Pôr do Sol responsável pela confeção de produtos e pratos típicos apresentados.

Para conhecer o nosso passado confiamos na recreação viva da Associação Cultural Lajense, bem como recomendamos uma estadia no retrato verdadeiro do nosso meio rural, A Aldeia da Cuada, bem enquadrada com o meio ambiente envolvente, foi abandonada e posteriormente reconstruída preservando os segredos dos nossos antepassados.

A entidade promotora da MESA LAJES DAS FLORES é o MUNICÍPIO DAS LAJES DAS FLORES.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Pão de milho cozido em forno de lenha produzido pela Panificação Artesanal Elisa Inocêncio, responsável pela maior produção de pão e doçarias no nosso concelho.

Linguiça com inhames e batata doce. Enchido tipicamente açoriano, feito de carne de porco e condimentado à moda da Ilha das Flores. É conservada imersa em banha de porco consumida após fritura.

Queijo de vaca curado de fabrico artesanal da queijaria de Ilda Henriques do Pico Redondo da Fajãzinha. É um queijo reconhecido pela sua textura de pasta mole amanteigada e suave.

Tortas de erva do calhau com papas de milho frito e bolo do tijolo. Croquete salgado de algas marinhas endógenas da orla costeira da Ilha das Flores envolto em liga de ovo, servidas após fritura.

VINHOS E AZEITES

“Frei Gigante” Branco produzido pela C. V. da Ilha do Pico no coração do atlântico caracteriza-se pela sua cor palha e aroma frutado é ideal para acompanhar as nossas carnes, peixes e queijos.

ROTEIROS

Trajes Associação Cultural Lajense produzidos à mão representam a imagem de uma cultura, assumem e sublinham a relação de participação do homem com o seu enquadramento geocultural.

Aldeia da Cuada, alojamento localizado no extremo ocidental da Europa rodeada de inúmeras paisagens de rara beleza, onde predomina o verde exuberante e os mistérios de uma aldeia preservada no tempo.