MESA DAS TERRAS DA CHANFANA / LOUSÃ, MIRANDA DO CORVO, PENELA E VILA NOVA DE POIARES2018-08-16T19:21:35+00:00

Project Description

MESA DAS TERRAS DA CHANFANA / LOUSÃ, MIRANDA DO CORVO, PENELA E VILA NOVA DE POIARES

Freguesia: Lousã
Concelho: Lousã
Região: Centro
Região Vinícola: Beira Interior

A cumplicidade com os sabores ancestrais e inigualáveis da Chanfana, originária destas paragens, confecionada com carne de cabra e vinho tinto e que se assume gastronomicamente como denominador comum dos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares e a proximidade com sensações e vivências de uma envolvente verdejante em que o desporto de natureza é experiência imperdível fazem da Mesa das Terras da Chanfana, uma proposta única e inimitável, nossa expressão de identidade!

A dignidade de um vinho tinto excepcional das Vinhas Velhas de Santa Maria da Quinta de Foz de Arouce, torna o manjar próprio para palatos exigentes, sendo completado em jeito de pospasto com Queijo do Rabaçal de sabor forte do leite de cabra e ovelha intensificado pela cura e, com Mel da Serra da Lousã, néctar endógeno de tom âmbar e sabor intenso que advém da flora serrana em que predomina a urze.

O Licor Beirão e o Beirão de Honra, são os digestivos que permitem terminar a refeição com arte e mestria centenária e, já recuperado o corpo e a mente, permitir a visita ao Mosteiro de Santa Maria de Semide, classificado de interesse público e que remonta aos primórdios da nacionalidade.

A entidade promotora da MESA DAS TERRAS DA CHANFANA é a DUECEIRA- ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DO CEIRA E DUEÇA.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Chanfana prato típico, ex-libris desta região, composto por carne de cabra envolvida em vinho tinto e ervas aromáticas cozinhada lentamente em forno de lenha em caçoilo de barro, preto ou vermelho.

Queijo do Rabaçal [Produto DOP] Queijo curado de cor-mate, textura firme e sabor intenso, produzido com leite de cabra e ovelha e obtido por esgotamento lento da coalhada após coagulação.

Mel da Serra da Lousã [Produto DOP] Néctar proveniente das ericáceas –Urze- flora abundante da Serra da Lousã, que lhe confere um tom âmbar escuro, odor intenso e paladar adstringente que o diferencia.

Licor Beirão [e Beirão de Honra] Fabricado na Lousã, possui uma História singular que nasceu do amor, tenacidade e originalidade e lhe conferiram a menção de Licor de Portugal. Mais tarde, contaremos!

VINHOS E AZEITES

Quinta de Foz de Arouce – Vinhas Velhas de Santa Maria 2013 Tinto, casta Baga, estágio 9 meses, barrica carvalho francês.Muito concentrado, aroma de ameixa e frutos vermelhos, notas de especiarias e tabaco.

ROTEIROS

Edifício de traçado austero da ordem beneditina.Igreja de 1 nave, composta por Capela-Mor, estilo proto-barroco e Coro Monástico dominado por imponente órgão de tubos.

Trilhos da Natureza na Serra da Lousã, entre os quais se destacam os percursos pedestres.