MESA DE ALMEIRIM2018-07-20T13:59:31+00:00

Project Description

MESA DE ALMEIRIM

VOTE AGORA!

LIGUE: 760 10 70 01

Freguesia: Almeirim
Concelho: Almeirim
Região: Ribatejo
Região Vinícola: Tejo

Em Almeirim toda a mesa tem caralhotas, que com o seu miolo tenro acompanham o caldo da sopa da pedra, cujos ingredientes vão desde a batata, aos enchidos e à carne do porco da região. Este património gastronómico é acompanhado pelo vinho branco Varandas Grande Escolha 2015, produzido com as castas Chardonnay e Arinto na charneca ribatejana, cujo final de boca amplo e com pouca acidez combina com o aveludado da cozedura do feijão catarino e a robustez dos enchidos. Passamos para o ensopado de enguias cozinhado no tacho de barro, sendo refogado com tomate e cebola. Este prato é harmonizado com um vinho tinto Quinta da Alorna Touriga Nacional 2015, cujas notas de prova de frutos negros juntam-se na perfeição à acidez da cebola e ao doce do tomate. Neste contexto rural que nos envolve vamos viver uma experiência única, através do enoturismo da Quinta do Casal Branco onde é possível montar a cavalo nos jardins da casa Lobo de Vasconcelos, participar numa prova de vinhos comentada, visitar a adega, as vinhas e a antiga falcoaria. O Festival da Sopa da Pedra é o evento que mostra aos visitantes estes e outros patrimónios, realizando-se anualmente no primeiro fim-de-semana de Setembro.

A entidade promotora da MESA ALMEIRINENSE  é a CONFRARIA GASTRONÓMICA DE ALMEIRIM.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

As caralhotas são deliciosas bolas de pão caseiro amassado à mão e cozidas num forno a lenha.

A sopa da pedra é o símbolo da ruralidade da lezíria, cujos ingredientes vão desde a batata aos enchidos e carne do porco da região, cuja criação faz parte dos primórdios da economia local.

O ensopado de enguias, peixes que se podem encontrar nos afluentes do Rio Tejo, cozinhados num tacho de barro com tomate e cebola refogados e servidos com pão frito.

VINHOS E AZEITES

O Varandas Grande Escolha 2015 é produzido com as castas Chardonnay e Arinto colhidas na charneca ribatejana revelando um final de boca amplo e pouca acidez.

O Quinta da Alorna Touriga Nacional 2015 é um vinho de cor purpura e aroma floral com notas de prova de frutos negros e vermelhos.

ROTEIROS

O Festival da Sopa da Pedra é o evento de promoção da cultura gastronómica local que permite mostrar aos visitantes tasquinhas, quermesse gastronómica, animação musical, show-cooking e artesanato.

O enoturismo da Quinta do Casal Branco oferece um passeio a cavalo pelos jardins da casa Lobo de Vasconcelos, uma prova de vinhos comentada, visita à adega, às vinhas e à antiga falcoaria.

close-image