MESA DE ARRAIOLOS2018-07-20T13:15:09+00:00

Project Description

MESA DE ARRAIOLOS

VOTE AGORA!

LIGUE: 760 10 70 36

Freguesia: Arraiolos
Concelho: Arraiolos
Região: Alentejo
Região Vinícola: Alentejo

A mesa procura aliar a tradição e o património material e imaterial, dando notas de sabores distintivos das iguarias gastronómicas da Vila. Foram selecionados pratos que contextualizassem as vivências passadas e que as aliassem aos recursos endógenos e potencialidades do local. Por este motivo, integrou-se o vinho, a empada de Arraiolos®, uma sopa “Fatias de Alho”, um prato de peixe (Cação) e um prato de carne (Lombinhos de Borrego em Migas de Tomate). Todos os produtos se enriquecem mutuamente por aliarem sabores e contextos.

Em pormenor, é de referir que os pratos apresentados são fruto da tradição associada ao consumo do porco, do borrego e do cação. São pratos fortes, ricos em especiarias, em ervas aromáticas, sempre entrelaçados com o pão alentejano, e que, aliados ao vinho selecionado (concelho de Arraiolos) faz potenciar a sua intensidade. Associamos a isto toda uma história e passado de um povo, representado pelo Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos e pelo Castelo de Arraiolos (Monumento Nacional).

A entidade promotora da MESA DE ARRAIOLOS é o MUNICÍPIO DE ARRAIOLOS.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Empada de Arraiolos. Marca registada desde 2015.Apresenta, na sua confeção, uma relação íntima com a Gastronomia Alentejana, onde sobressaem os sabores da salsa e manjerona.

Sopa tradicional que aposta nos sabores dos enchidos e carnes de porco fritas e na conjugação destes com o pão, o alho e outros condimentos. De sabor intenso, rico em tradições.

O cação é uma receita da gastronomia alentejana. De aroma intenso deixado pelo peixe e pelos coentros, acompanha com pão alentejano.

Lombinhos de borrego alentejano IGP com grelos e migas de tomate. Alia o típico borrego com as estabelecidas migas de tomate. A tradição num prato de carne.

VINHOS E AZEITES

Monte da Ravasqueira- Vinha das Romãs 2014. Feito a partir das castas Touriga Franca e Syrah, e com um estágio de 20 meses em barricas novas de carvalho francês.

ROTEIROS

Castelo de Arraiolos, mandado edificar pelo rei D. Dinis, no início do século XIV. Destaca-se por ser um dos raros castelos de planta circular, no mundo.

Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos. Tem como missão promover o estudo e a divulgação do Tapete de Arraiolos, assim como a sua conservação, proteção e valorização.