MESA DE BRAGANÇA2018-07-20T14:10:31+00:00

Project Description

MESA DE BRAGANÇA

VOTE AGORA!

LIGUE: 760 10 70 10

Freguesia: Bragança
Concelho: Bragança
Região: Norte
Região Vinícola: Trás-os-Montes

Bragança é, de entre múltiplas qualidades, sinónimo de um património edificado bem conservado e uma gastronomia que sabe aliar a elegância da cozinha moderna às suas formas próprias artesanais, que perpetuam a sua autenticidade e genuinidade com sabores ricos e fortes.

Começamos por ir em direção ao símbolo maior da Cidade, o bonito Castelo muralhado e, logo ao lado, a Domus Municipalis, único exemplar do género na Península Ibérica, onde nos espera uma mesa com o folar bem cozido, recheado com carnes certificadas da região ou uma panóplia de cogumelos silvestres, colhidos cautelosamente entre pinheiros e giestas, a que se segue um dos nossos pratos caraterísticos e que não pode faltar na mesa de qualquer Bragançano – um belo exemplar de Butelo, que as geadas frias do inverno ajudaram a temperar, acompanhado pelas Casulas cozidas em pote de ferro, onde o azeite virgem aveluda e amacia o paladar.

A castanha, produto muito valorizado economicamente, faz o remate final quando transformado num apetecível pudim ou no afamado ouriço de castanha, fazendo-nos cair em tentação.

Porque um banquete deve ser partilhado, convidamos os Caretos para fazer da refeição uma festa.

A entidade promotora da MESA DE BRAGANÇA é o MUNICÍPIO DE BRAGANÇA.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

O folar é um pão típico do período da Páscoa. O segredo reside no recheio com carnes gordas, certificadas, da região, e assado lentamente no forno a lenha.

Criado para fazer o aproveitamento das partes menos nobres do porco que, depois de envolvidas pela bexiga ou pelo bucho e após a cura, deve ser acompanhado pelas casulas (vagem de feijão seca).

A castanha de Bragança, de grande versatilidade gastronómica e valor nutricional, poderá ser degustada num delicioso pudim ou ouriços de castanha. A inovação aliada à tradição.

VINHOS E AZEITES

A sua qualidade advém do clima, solos e variedades da azeitona, com uma acidez baixa ou muito baixa, de cor amarela esverdeada, que se traduz num aroma e sabor único.

ROTEIROS

Ex-libris da cidade, o bonito castelo muralhado é rico em fábulas e histórias de princesas aprisionadas na Torre de Menagem. A Domus Municipalis é o único exemplar de arquitectura civil românico na PI.

Em Salsas, Grijó e Parada, aparecem nas festas de inverno, com fatos de colchas franjados e chocalhos à cintura, com que fustigam as raparigas solteiras, escondidos sob máscaras de ferro ou madeira.

As muitas variedades existentes de cogumelos, são cobiçadas seja em entradas, sopas ou como acompanhamento do prato. A micologia assume um papel primodial no desenvolvimento sustentável do território.