MESA DE MONÇÃO / CORDEIRO À MODA DE MONÇÃO2018-07-20T11:04:14+00:00

Project Description

MESA DE MONÇÃO / CORDEIRO À MODA DE MONÇÃO

VOTE AGORA!

LIGUE: 760 10 70 47

Freguesia: Monção
Concelho: Monção
Região: Norte
Região Vinícola: Vinho Verde

O “Cordeiro à Moda de Monção” é um prato composto com uma longa história na Vila de Monção, confecionado de forma tradicional. A preparação deste prato decorre em mais de 24h, entre os banhos e a cozedura. O Cordeiro, é colocado em cima do alguidar de barro vermelho para pingar no arroz amarelo (feito com açafrão e água de um cozido à portuguesa), e levado a forno de lenha, previamente aquecido.

Nesta mesa o cordeiro é acompanhado de um vinho de exceção: Alvarinho Palácio da Brejoeira, colheita 2016. Este néctar é produzido desde a década de 70 respeitando a tradição da produção dos melhores vinhos utilizando tecnologias que enaltecem e realçam as suas caraterísticas peculiares.

Na imponente adega deste palácio podemos degustar a Aguardente Velha Palácio da Brejoeira, feita de vinho Alvarinho. Apresenta uma elegância rara, um aroma delicado, prova macia e prolongada. Apreciar a peculiar construção desta adega que nos transporta para os momentos áureos e festivos do Palácio da Brejoeira. Todos estes produtos podem ser degustados, na Feira do Alvarinho, evento ímpar no Norte de Portugal, que atraí todos os anos milhares de pessoas ao nosso concelho.

A entidade promotora da MESA DO CORDEIRO À MODA DE MONÇÃO  é o MUNICÍPIO DE MONÇÃO.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

O “Cordeiro à moda de Monção”, com importância na gastronomia local e relevância para o património cultural imaterial de Monção, está a ser alvo de certificação e promoção com o apoio da restauração.

VINHOS E AZEITES

A Aguardente Velha Palácio da Brejoeira exclusivamente produzida por vinho da afamada casta Alvarinho, de produção própria, é vinificada e destilada com esmero e envelhecida em cascos de carvalho.

O Alvarinho é a expressão perfeita de uma civilização num copo de vinho. Alvarinho mais do que um vinho!

ROTEIROS

O Palácio da Brejoeira, MN desde 1910, foi mandado edificar no início do séc. XIX, sendo composto por palácio, bosques e vinhas, que lhe conferem um ambiente romântico e de atração para quem o visita.

O Museu Alvarinho é ponto de encontro de cultura e saberes, reunindo conhecimento e espólio museológico ligado à cultura do Alvarinho no Território que o viu nascer e lhe concede a sua autenticidade.

Entre a vinha e o Palácio ergue-se a Adega, sob três naves divididas pelas fortes colunas entre as quais se encontram os bojudos túneis e as barricas de carvalho francês onde repousa a sua aguardente.

A Feira do Alvarinho de Monção, no 1.º fim de semana de Julho, é 1 evento dedicado à promoção do Alvarinho – vinho de exceção. Neste período conta-se com a presença de mais de 100 mil pessoas.