MESA DE PORTO MONIZ2018-08-05T23:37:11+00:00

Project Description

MESA DE PORTO MONIZ

Freguesia: Achadas da Cruz, Porto Moniz, Ribeira da Janela e Seixal
Concelho: Porto Moniz
Região: Madeira
Região Vinícola: Madeira

Sopas com ingredientes “centenários”, cultivados artesanalmente nos “poios” (socalcos).

Do mar, tão belo e tão bravo, provêm as lapas, o espada preto e outras iguarias incontáveis. Com criatividade, das lapas se fez arroz e do espada se fez filete.

Nos “poios” junto ao mar plantam-se vinhas, cujo sumo hoje, é bastante apreciado em todo o Portugal e de onde provém o único espumante madeirense.

Convivemos com a floresta mais antiga do mundo, de beleza incomparável e que tanto deu aos nossos antepassados. Falamos de Laurissilva… falamos de um autêntico monumento vivo… falamos de património mundial da humanidade… que escolheu o nosso concelho para seu lar!

Nos seus recônditos vales, correm escondidas ribeiras de água límpida e fresca, que se lançam de abismos, criando cascatas ímpares, convidando-nos para a prática de Canyoning.

O deslumbramento final é revelado na Semana do Mar, que ocorre na última semana do mês de julho. Tem um conceito próprio, consolidado ao longo dos anos, incluindo várias valências, como provas náuticas, divulgação gastronómica, consciencialização ambiental, cultura e lazer, abrangendo todas as faixas etárias e diversidade de oferta.

A entidade promotora da MESA DE PORTO MONIZ é o MUNICÍPIO DE PORTO MONIZ.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Sopa de couve “ripada”, com carne de porco da “moira” (salgada). Os legumes são cultivados artesanalmente e o animal é criado em casa.

Típico arroz de lapas, “acompanhado” com um dourado filete de espada preto.

VINHOS E AZEITES

Espumante bruto Terras do Avô, único na Região Autónoma da Madeira, proveniente de uvas brancas. Elegante, de bolha fina e caráter marcante. Notas de tosta, alguns citrinos e minerais dominam o aroma.

Terras do Avô, são um dos vinhos produzidos a partir de várias castas, cultivadas em terrenos de fajã ricos em matéria vulcânica, na freguesia do Seixal.

ROTEIROS

A Floresta Laurissilva cobre cerca de dois terços do Concelho do Porto Moniz. Património Mundial da UNESCO em Portugal e a floresta mais antiga do mundo. A sua maior mancha situa-se em Porto Moniz.

Semana do Mar, inclui provas náuticas de diversas modalidades, divulgação gastronómica local, consciencialização ambiental, cultura e lazer. De grande abrangência etária e diversidade da oferta.

Canyoning em Porto Moniz é um desporto lúdico que consiste na exploração progressiva das ribeiras, transpondo obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.