MESA DE VILA DO BISPO / MARESIAS2018-08-20T10:21:18+00:00

Project Description

MESA DE VILA DO BISPO / MARESIAS

Freguesia: Vila do Bispo
Concelho: Vila do Bispo
Região: Algarve
Região Vinícola: Algarve

A Mesa de Maresia apresenta produtos da terra e do mar, pescados, cultivados e preparados por gentes de Vila do Bispo, contando com uma base de iguarias salpicadas pelo mar.

É composta por pratos tradicionais deste concelho algarvio, localizado no extremo sudoeste da Europa. Sobre o mar do Sul e à vista da Vila de Sagres, o histórico forte de Santo António de Beliche surge como local perfeito para a degustação desta mesa.

Propõe-se, como petisco, a famosa Moreia Frita da Costa Vicentina, um tradicional sabor do Sul. Sugere-se a companhia do pão de Vila do Bispo, com vista para as trigueiras searas do “Celeiro do Algarve”, e de um fresco vinho branco regional de aroma floral.

Seguem-se as Papas de Xerém de mexilhão que combinam os mais autênticos paladares desta terra e destes mares, casando a farinha de milho e o mexilhão salgado pela maresia.

Como prato principal apresenta-se o emblemático peixe da costa de Sagres, um Sargo no forno acompanhado de batatas assadas, uma proposta que permite saborear a qualidade dos produtos locais.

Surge à mesa mais uma feliz combinação de produtos endógenos: lapas da costa de Vila do Bispo com figos secos habilmente colhidos e tratados localmente.

A entidade promotora da MESA DE MARESIAS é a CÂMARA MUNICIPAL DE VILA DO BISPO.

CONHEÇA EM DETALHE OS 7 PATRIMÓNIOS DESTA MESA

GASTRONOMIA

Pão fatiado, produzido numa antiga e familiar padaria de forno de lenha de Vila do Bispo, de paisagens com longa tradição de produção cerealífera de um território conhecido com “o Celeiro do Algarve”.

Pescada em zonas rochosas da costa de Vila do Bispo, é tratada com uma salmoura, armada com canas, seca ao sol e frita de modo tradicional, um raro petisco com sabores do mar e dos costumes do Sul.

Uma combinação perfeita dos mais autênticos paladares desta terra e mares, casando a farinha de milho e o mexilhão salgado pela maresia de Sagres e inspirando um regresso aos saborosos do passado.

Do Porto da Baleeira, o emblemático peixe da costa de Sagres, um Sargo no forno acompanhado de batatas assadas, uma proposta genuinamente simples que permite saborear a qualidade dos produtos locais.

Uma feliz combinação de produtos endógenos, lapas da costa de Vila do Bispo com figos secos colhidos e tratados localmente, alimento que acompanhava os pescadores e os agricultores nas suas atividades.

VINHOS E AZEITES

Da Quinta de Ferrel, Herdade dos Seromenhos, chega-nos um vinho branco regional DOC Lagos, produzido a partir das castas Moscatel e Arinto, resultando num fresco aroma floral, com boa estrutura.

ROTEIROS

A caminho do Cabo de São Vicente, o forte quinhentista de Santo António de Beliche tinha como função controlar aquele ancoradouro e proteger os pescadores que exploravam uma armação de pesca de atum.