Vinhais, Bragança

Festas e Feiras

Vinhais é a Capital do Fumeiro. Este ano de 2020 trouxe a comemoração dos 40 anos da Feira do Fumeiro de Vinhais. São muitos anos dedicados a um produto de excelência deste concelho transmontano que delicia os paladares mais exigentes. Com uma média de 80 mil visitantes, esta feira é uma festa dos vinhaenses para o mundo, gerando um negócio volumoso que movimenta milhões de euros.
A maior e melhor feira do fumeiro comemoram 40 anos. Foi em 1981 que teve início a aventura e a aposta no fumeiro de Vinhais. Com uma qualidade inegável, o fumeiro reunia um potencial que tinha que ser explorado, e assim teve início a Feira do Fumeiro.
O Pavilhão do Fumeiro conta com cerca de 70 produtores, um número considerável, sendo eles representantes do fumeiro certificado de Vinhais, na maioria são produtores do concelho de Vinhais, sendo alguns oriundos de outros locais da região de Trás-os-Montes.
De salientar que o nosso fumeiro apresenta características singulares e imbatíveis, como o Salpicão, a Chouriça de Carne, o butelo, a alheira, o chouriço azedo, ou o chouriço doce, todos eles com certificado IGP (Indicação Geográfica Protegida).
O Pavilhão Gourmet, com 60 stands, é o espaço que acolhe maravilhas como os doces conventuais, pastelaria típica de Vinhais, azeite, vinhos, queijos, entre muitos outros sabores, capazes de satisfazer os paladares mais exigentes. O certame tem ainda um pavilhão onde estão as tasquinhas
que servem o melhor da gastronomia vinhaense e um pavilhão onde vai estar em exposição todo o tipo de artesanato, oriundo de vários pontos do país, e onde vão estar também as empresas locais, são assim mais de 90 stands presentes neste espaço.

Leave a Reply