Castelo Branco, Castelo Branco

Festas e Feiras

VOTE JÁ: 760 207 838

O São João de Monforte da Beira é único no país, a sua essência remota a tempos imemoriais com uma forte componente de religiosidade popular, festa pagã aliada à figura bíblica de São João Batista. Monforte da Beira uma Freguesia tipicamente rural que antes da mecanização agrícola o trabalho do campo era realizado com a ajuda de burros, bestas daí os festejos de São João Batista realizarem-se ainda nos tempos de hoje com esta envolvente animal. As gentes desta terra realizavam promessas porque os filhos iam para a guerra, pestes na agricultura…aliada à promessa existe sempre um motivo de dor.
Os preparativos para os grandes dias 23 e 24 de Junho tem início cerca de 15 dias antes com a confecção em forno de lenha das tradicionais broas de São João. O povo oferece géneros alimentares ou dinheiro à família que “ dá o São João” para ajudar à festa, cuja retribuição desta generosidade é um cesto de bolos. No dia 23 o São João é colocado à janela da casa da família onde o povo ao toque do adufe e os sinos a replicar dão-se os vivas ao São João à família organizadora do evento e ao povo de Monforte da Beira.
Pelas 22:00 o São João saí a cavalo mais o “ belo acompanhamento “ homens e mulheres montados a cavalo e em burros formam um cortejo para a volta da noite onde todas as ruas da Freguesia têm fogueiras, terminada a volta inicia o arraial até de madrugada.
Pelas 10:00 do dia 24 a volta da manha percorre as ruas da Freguesia onde muitos colocam uma fita com dinheiro na bandeira em forma de pagamento de promessas. Terminada a volta a bandeira é recolhida sempre pela janela, retirado o dinheiro a família a pé com a bandeira na mão vai a casa dos festeiros do ano anterior e todos vão assistir à missa.
Pelas 17:00 outra volta a cavalo pelas ruas da freguesia em direcção ao campo da devesa para as tradicionais corridas a pé ou a cavalo com a oferta de um galo aos vencedores.
Pelas 19:00 em frente da porta da Igreja Matriz dá-se a passagem de testemunho aos festeiros do ano seguinte que organizam o arraial à sua porta na noite do dia 24 para o dia 25 de Junho. A bandeira fica todo o ano em casa da família que promove a festa no ano seguinte saí apenas nas procissões do Corpo de Deus e na de 15 de Agosto, Festa de Nossa Senhora da Ajuda, padroeira de Monforte da Beira.

Leave a Reply