São Brás de Alportel, Faro

Procissões e Romarias

Referência incontornável do roteiro turístico da região, a Festa das Tochas Floridas ou Procissão da Aleluia eleva a identidade são-brasense presente numa tradição secular única, de beleza ímpar, que conta com o envolvimento e participação de toda a comunidade.
Manifestação cultural enraizada na vivência são-brasense, a Festa das Tochas Floridas atinge o seu auge na Procissão de Aleluia onde os andores dão lugar às flores e os cânticos a Cristo Ressuscitados ecoam nas ruas pela voz dos homens da terra, “Ressuscitou como disse? Aleluia! Aleluia! Aleluia!”, que empunham majestosas tochas artísticas de flores naturais.
O circuito da procissão, desenhado por um tapete florido, ao longo de mais de 1Km, deleita quem passa com cores vibrantes e aromas primaveris de flores naturais, apanhadas e trabalhadas para embelezar a passadeira.
Nas ruas da procissão, as varandas engalanadas deixam esvoaçar bonitas colchas tradicionais em louvor a Cristo Ressuscitado.
Um trabalho moroso, intenso que envolve centenas de voluntários, desde associações à comunidade em geral, que durante uma semana recolhem verdura e flores do campo, sob coordenação da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Associação Cultural Sambrasense e Paróquia local. Nos dias que antecedem a procissão a verdura é processada, as flores preparadas e separadas por cores. A elaboração da passadeira tem início às 03h00 da madrugada de Domingo de Páscoa e conta com o trabalho de cerca de uma centena de voluntários.
A Eucaristia Festiva da Ressurreição na Igreja Matriz marca o início das celebrações, pelas 10h00, seguindo-se a Procissão de Aleluia, em honra de Cristo ressuscitado com o Santíssimo Sacramento. Maior orgulho são-brasense, a participação intergeracional dos homens da terra encabeçam a procissão com tochas de flores imponentes, na dimensão e na criatividade, com formas artísticas alusivas a motivos religiosos e litúrgicos. A elaboração da tocha respeita um conjunto de regras e preceitos de valorização desta tradição, reforçadas no Concurso de Tochas Floridas constituído por diversas categorias.
Divididos por grupos e em duas alas, os homens dão voz à fé em Cristo Ressuscitado. Um elemento do grupo proclama: “Ressuscitou como disse!” e o grupo responde “Aleluia! Aleluia! Aleluia! E assim sucessivamente ao longo da procissão.
Seguem-se as crianças e jovens acompanhados por símbolos litúrgicos e de evangelização; o Pálio com o Santíssimo Sacramento ladeado por tochas ou lanternas e a Confraria do Santíssimo Sacramento; o acompanhamento musical pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e por último a comunidade e/ou visitantes.
Recentemente a procissão passou a integrar um espaço inclusivo, dedicado a pessoas com mobilidade reduzida, promovendo assim a acessibilidade cultural a todos os visitantes sem exceção.
A tarde cultural prossegue com animação musical, mostra de artesanato, gastronomia e a revelação dos prémios do Concurso das Tochas Floridas, dos Jogos Florais e Varandas Floridas.

Leave a Reply