Vila Real, Vila Real

VOTE JÁ: 760 207 747

Procissões e Romarias

A Procissão da Senhora da Pena é conhecida pela grandeza dos seus andores, chegando a atingir os 23 metros de altura, sendo levados aos ombros por mais de 100 pessoas.
Todos os anos, no 2.º Domingo de Setembro, a freguesia de Mouçós e Lamares (Vila Real) celebra a Romaria da Senhora da Pena (Paróquia de Mouçós), sendo palco de uma manifestação religiosa única e singular em Portugal.
A Romaria da Nossa Senhora da Pena reúne milhares de pessoas, principalmente para assistir à procissão, conhecida pelos seus “andores grandes”, onde pela fé destas gentes querem tocar o Céu como grandiosidade da sua própria fé e crença, sendo os andores mais altos que o próprio mosteiro, medindo aproximadamente 23 metros de altura, pesando algumas toneladas, sendo levados aos ombros por mais de 100 pessoas, num sacrifício que oblação e abnegação da fé, tradição e cultura destas gentes. Os andores equilibrados por cordas, como cireneus da segurança e sacrifícios, num percurso da Procissão têm aproximadamente 1000 metros, de testemunho de fé, história e tradição.
O final da procissão há a tradicional “dança de andores” à volta do Mosteiro da Senhora da Pena, em que, não obstante as suas dimensões e peso, cada um é levado aos saltos pelo adro da igreja. Outra particularidade, é a sua organização: todos os anos a Romaria da Senhora da Pena é organizadas por uma diferente localidade da freguesia, em regime de rotatividade, o que torna a festa muito mais atrativa, tendo como “pano de fundo” a esmero entre os vários lugares que a organizam, para poderem proporcionar aos romeiros desta festa, Alegria, Esperança, Fé, Cultura e Tradição.

Leave a Reply