Viana do Alentejo, Évora
Procissões e Romarias
Em abril, em data que é fixada anualmente pelo calendário religioso, Viana do Alentejo prepara-se para receber a Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo. Centenas de romeiros partem junto à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, em direção ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo, para 4 dias de percurso.
Hoje, a romaria junta centenas de participantes vindos de vários pontos do país e do estrangeiro que vêm pela fé, pelo convívio e pelo ambiente ímpar que se vive ao longo dos 150 kms do percurso.
A chegada à vila faz-se pela antiga “Canada Real”, mais conhecida pela “estrada dos espanhóis”, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários. É aqui o culminar de uma longa jornada. Espalhadas pelas ruas da vila estão milhares de pessoas que aplaudem os romeiros à sua passagem até chegarem ao largo de São Luís, onde a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, se junta à imagem de Nossa Senhora D’Aires.
A isto acresce o embelezamento da vila, com o concurso de Janelas, Varandas e Montras Engalanadas em Viana do Alentejo, nos arruamentos do percurso da romaria, resultando em mais um atrativo para quem visita a vila.
Para receber os inúmeros visitantes esperados durante o fim de semana, é criado um programa cultural que inclui animação de rua e espetáculos que têm lugar na “Tenda Tradições” instalada na envolvente do Santuário Nª Sr.ª D’ Aires. A cargo da Paróquia de Viana do Alentejo, fica o programa religioso que envolve a realização de uma procissão em honra de Nª Sr.ª D’ Aires e uma missa campal, junto ao Santuário.
Promovida por uma comissão organizadora, constituída pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo foi distinguida, em 2011, com o Prémio Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição” e, em 2013, conquistou uma menção honrosa, na categoria eventos, dos Prémios “Turismo do Alentejo”.