Religião
01

Descrição

Os Impérios do Divino Espírito Santo são pequenos edifícios de tipologia singular ao nível nacional. Nestes espaços é acolhida a Coroa, colocada sobre um altar, ladeada pelas outras insígnias de veneração ao Divino Paracleto. Na freguesia de Santo Amaro situa-se um raro exemplar de inspiração estilística de Arte Nova, datado de 1930, construído por influência de emigrantes que trouxeram esta corrente arquitetónica.

02

Referência Histórica

O culto ao Divino Espírito Santo foi introduzido nos Açores com a chegada dos primeiros povoadores quatrocentistas. Esta festividade assume uma forte componente identitária no arquipélago, caraterizando-se pela sua índole caritativa e por um misto de cerimónias religiosas e profanas que mobilizam toda a comunidade. As primeiras referências dos Impérios datam do século XVI.

03

Galeria

01 / 02
02 / 02

Nota: Os conteúdos, imagens e textos apresentados são da exclusiva responsabilidade do proponente.

Apoio

Visit PortugalEDP

Televisão Oficial

TVI - Televisão Oficial
SicalBenecar - Cidade do AutomóvelSolverde.ptRepública Portuguesa - Defesa Nacional
Infraestruturas de PortugalAdega de FavaiosAbegoaria

Auditores

PwC

Troféu Oficial

Bordallo Pinheiro

Parceiros

República Portuguesa - Ordenamento do TerritórioTurismo PortugalPatrimónio Cultural - IPOrdem dos ArquitetosOrdem dos Engenheiros

Parceiro Tecnológico

MEO

Co-produção

NIUEIPWU