Moita, Setúbal
Festas e Feiras
As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem têm como origem a devoção dos marítimos. É uma festa com grande projeção no país. Remonta provavelmente à primeira metade do século XVII, sendo, nos nossos dias, uma síntese entre as festividades religiosas e profanas, marítimas e rurais. As celebrações religiosas e marítimas centram-se, sobretudo, no primeiro domingo das festas com a procissão e a bênção das embarcações tradicionais. O lado profano e rural tem na festa brava a principal manifestação, pois no decorrer das festividades realizam-se largadas e corridas de toiros.
Procissão em Honra de Nª Srª da Boa Viagem
É característica da Vila da Moita a devoção das suas gentes a Nossa Senhora da Boa Viagem. Esta devoção, própria dos marítimos desta terra, estendeu-se ao coração de todos, não só dos que aqui nasceram, mas também dos que para cá vieram morar. A festa maior desta terra é a Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, Padroeira da Moita. Os preparativos são levados ao pormenor. O dia de N. Sr.ª da Boa Viagem é o dia 8 de Setembro, dia da celebração da Virgem Maria. Ao domingo religioso da festa, celebra-se a Missa Solene vindo um padre de fora pregar o sermão da festa. Às dezassete horas, sai a procissão. As ruas estão apinhadas de gente, os foguetes são aos milhares no cais, enquanto nas varandas as colchas estendidas saúdam os dezanove andores que vão saindo um a um, transportados por fiéis e ladeados por duas filas de pessoas. Os bombeiros, as bandas e a charanga da GNR, a cavalo, acompanham a procissão. A Nossa Senhora da Boa Viagem fecha a procissão. As ruas, o cais e as almas dos crentes desfalecem em comoção, suplicando pelas suas preces à passagem dos
andores.
TARDE DO FOGAREIRO
A “Tarde do Fogareiro” junta milhares de pessoas na Avenida Drº Teófilo Braga, no coração da Moita.
Um encontro intergeracional. Uma tarde de convívio e de partilha.
Um colorido de arco-íris que enche este espaço onde a palavra de ordem é confraternizar.
Sem dúvida mais um ponto forte das Festas em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, uma tradição que é, sem hesitação, já uma das atracões desta Festa.
Após a largada de toiros, as gentes da Moita transformam a principal avenida da Moita num local único de animação e convívio: grupos de amigos, das mais diversas idades, e famílias espalham-se ao longo de toda a Avenida.
Os fogareiros convidavam ao petisco: as entremeadas, os couratos e as bifanas não faltam.
A Charanga Huga-Huga do Rosário e os gigantones animam aquele que é considerado “o mais famoso almoço dos festejos populares do país”, numa animação e convívios únicos que se prolongam pela tarde fora.