

Já são conhecidas as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, 7 vencedoras de entre 49 aldeias pré finalistas que estiveram a concurso. Dornes (Aldeias Ribeirinhas), Sistelo (Aldeias Rurais), Fajã dos Cubres (Aldeias de Mar), Piódão (Aldeias Remotas), Castelo Rodrigo (Aldeias Autênticas), Monsaraz (Aldeias Monumento) e Rio de Onor (Aldeias em Áreas Protegidas) são as aldeias escolhidas por votação pública.
“Temos agora uma lista de aldeias que representam muito aquilo que é o nosso país. Somos o país que mais cresce na Europa em termos de turismo, com um crescimento de 20%, e muito graças à diversidade enorme e experiências únicas que quem nos visita nunca mais esquece”, disse Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, durante a Gala. “É um dia de muita satisfação. É fantástico ver a mobilização de todo o território. Mostrar que não há fatalismos no interior, há muita vontade de fazer, há um dinamismo incrível. Ao trabalharmos todos para um objetivo comum estamos a colocar o nosso país no mapa. Não só para o mundo, mas também para os portugueses”, acrescentou.
A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias teve lugar a 3 de setembro no Piódão, no Município de Arganil e os prémios das 7 vencedoras foram entregues por Bernard Weber, fundador da New7Wonders Foundation; por Regina Neves, uma bombeira voluntária da Corporação de Coja; pelos campeões mundiais Inês Henriques e Fernando Pimenta; por Eduardo Cabrita, Ministro Adjunto; Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar; e João Pedro Fernandes, Ministro do Ambiente. Esteve também presente o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, em representação do Ministro da Agricultura, Luis Capoulas Santos.