Skip to main content

FAJÃ DOS CUBRES ACABA DE INAUGURAR PHOTOPOINT COM PROGRAMA EM DIRETO DA RTP

Após a revelação das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, a 3 de setembro de 2017 no Piódão, estão a ser homenageadas as vencedoras deixando um photopoint em cada uma delas, como marco para assinalar a eleição e criando uma rede entre as aldeias eleitas. Fajã dos Cubres, eleita como Aldeia de Mar, acaba de inaugurar o seu photopoint nesta rede recém criada.

Na inauguração na Fajã dos Cubres esteve presente Décio Almada Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Calheta; Luis Silveira, Presidente da Câmara Municipal de Velas, que apoiou também a realização deste RTP Mais Perto em S. Jorge; e Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas. O momento foi registado pela RTP com a apresentadora Vanessa Fernandes e transmitido no programa emitido em direto pela RTP e RTP Internacional.

Com esta eleição conseguimos maior visibilidade e reconhecimento nacional e internacional, com grande contributo para o futuro da ilha de S. Jorge. É uma mensagem para nós mesmos, jorgenses e açorianos, que temos um espaço maravilhoso e que temos que respeitar cada vez mais. Sentimos os benefícios mas também a responsabilidade, as pessoas visitam mais S. Jorge, as fajãs e particularmente a Fajã dos Cubres, e vamos aos poucos aprendendo que temos muito para mostrar ao mundo, mas temos que aprender a mostrá-lo”, explicou Décio Almada Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Calheta.

Este programa especial RTP Mais Perto – 7 Maravilhas, emitido em direto pela RTP, ao longo de todo o dia, inclui convidados locais e também representantes das candidatas deste ano às 7 Maravilhas à Mesa®. As 7 mesas que os Açores têm a concurso são: Angra do Heroísmo, Calheta, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Madalena do Pico, Ponta Delgada e São Roque do Pico.

As mesas açorianas estiveram todas representadas em S. Jorge. Pela mesa de Angra do Heroísmo, esteve presente o Presidente da Câmara Municipal, Prof. Dr. Álamo Meneses. Luis Maciel, Presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores em representação da sua mesa. Do Pico, ilha com três mesas a concurso, esteve presente Walter Machado, vice-presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico; José Marcos Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena do Pico e Mark Silveira, Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico. De S. Miguel, pela mesa de Ponta Delgada, o Presidente da Câmara Municipal José Manuel Bolieiro.

Dr. Filipe Macedo, Diretor Regional do Turismo, em entrevista no programa, refere que “as 7 Maravilhas são reconhecidas como um galardão que destaca qualidades especiais de cada um dos pontos de interesse turístico, dão notoriedade ao destino. Este ano é de salientar a iniciativa que existe nos açorianos, que despertaram para o turismo e investem bastante nesta atividade. No concurso 7 Maravilhas deste ano, temos cinco ilhas envolvidas, 7 municípios, a mostrar a diversidade e boa gastronomia que temos”.

O projeto 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias trouxe para a agenda pública as aldeias e o interior do país, contribuindo para a promoção do património cultural, histórico, económico e gastronómico de todas as regiões. A criação desta rede de Aldeias eleitas como uma das 7 Maravilhas de Portugal® tem como objetivo continuar a dar aos municípios e às regiões ferramentas de promoção e de desenvolvimento socioeconómico.

Perto de cada uma das 7 eleitas é instalado um photopoint, com uma estética inspirada no palco das Galas emitidas pela RTP em julho e agosto de 2017, com uma vista privilegiada sobre as aldeias, que assiná-la a distinção e incentiva os visitantes a registar a sua passagem com uma fotografia enquadrada numa estrutura alusiva às 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias.

É a primeira vez que temos um ícone que assinala um local eleito como Maravilha de Portugal, algo que fica na memória das pessoas e as permite sentirem-se parte desta missão de divulgar e preservar o património nacional. Estes photopoints instalados junto às aldeias vencedoras vão criar um efeito de rede, uma rede de Maravilhas eleitas que já existe mas que ainda não se tinha materializado”, explica Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas®.

As 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são: Castelo Rodrigo (Aldeia Autêntica); Dornes (Aldeia Ribeirinha); Fajã dos Cubres (Aldeia de Mar); Monsaraz (Aldeia Monumento); Piódão (Aldeia Remota); Rio de Onor (Aldeia em Área Protegida); e Sistelo (Aldeia Rural).

A votação para eleger as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias decorreu ao longo dos meses de julho e agosto de 2017, tendo sido apuradas 14 finalistas, duas em cada uma das Galas eliminatórias emitidas aos domingos pela RTP e RTP Internacional. Estas 14 finalistas estiveram em votação ao longo de uma semana, em Portugal e em vários países europeus. As 7 aldeias mais votadas em cada categoria fazem agora parte do roteiro das 7 Maravilhas, que já inclui património histórico e natural, gastronomia e praias.

 

Sobre as 7 Maravilhas à Mesa®

O grande objetivo das 7 Maravilhas à Mesa® é promover as regiões e o mundo rural, através da gastronomia e dos vinhos, fomentando o turismo e as experiências no território. Um país tão pequeno, mas tão rico na sua diversidade de pratos de norte a sul do país e ilhas e no desafio da sua harmonização com os vinhos produzidos localmente e a oferta turística adjacente.

Em cada uma das 7 galas com emissão televisiva serão eleitas 2 mesas finalistas, num total de 14.

Os vencedores serão os mais votados numa 8ª gala em Albufeira, a Finalíssima, obtendo-se um roteiro eno-gastronómico único, de expressão nacional.

O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Conta ainda com o Apoio Institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Mar, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal.

É desenvolvido em parceria com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

O Conselho Científico é constituído pela Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Associação Portugal Genial, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, o IVV, a RIPTUR – Rede de Instituições Politécnicas do Turismo e o Turismo de Portugal.

A RTP é a Televisão Oficial .

As 7 Maravilhas à Mesa®, são patrocinadas pelos cafés NICOLA.

Os automóveis MITSUBISHI são o Carro Oficial do projeto.

A marca portuguesa de combustíveis PRIO é parceira na categoria de Combustível Oficial.

A SPAL Porcelanas é parceira envolvida com a criação e produção dos troféus oficiais dos Finalistas e Vencedores.

A EPAL (Grupo Águas de Portugal), apoia as 7 Maravilhas à Mesa®, reforçando o apelo ao consumo de água da torneira.
Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC.

A TAVOLANOSTRA é a produtora responsável pela direção artística das Galas.

Todo o trabalho de imagem e comunicação é desenvolvido pela IVITY.

Contactos com a Imprensa:

Eva Mota   

Tlm: 93 205 83 52

E-mail: evamota@projetos.7maravilhas.pt

Leave a Reply