Falta um mês para a primeira Gala das 7 Maravilhas em Monsaraz
Foi uma das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias eleita em 2017 e acolhe este ano a primeira das 7 Galas eliminatórias na eleição das 7 Maravilhas à Mesa®. Monsaraz inaugurou esta semana o seu photopoint, marco da recém criada rede entre as 7 eleitas o ano passado. A 22 de julho vai ser palco de estreia do prime time de domingo da RTP para este verão.
Realizou-se em Reguengos de Monsaraz um programa RTP Mais Perto, em que a vila de Monsaraz foi homenageada pela eleição como Maravilha de Portugal em 2017. Foi inaugurado o quinto de sete photopoints instalados com vista privilegiada para as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias.
O programa contou com a presença de António Ceia da Silva, presidente do Turismo do Alentejo, de José Calixto, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, entre outros convidados que mostraram o melhor do turismo, gastronomia, cultura e tradição da região. Estiveram presentes outros dois municípios alentejanos, que se deslocaram a Reguengos de Monsaraz para apresentar as suas mesas candidatas: Vidigueira e Borba.
Assinala-se hoje o countdown de um mês para a primeira de sete Galas eliminatórias na eleição das 7 Maravilhas à Mesa®. O roadshow de 2018 começa em Monsaraz a 22 de julho, segue-se Batalha a 29 de julho, Viseu a 5 de agosto, 12 de agosto em Alijó, 19 de agosto em Odemira, a 26 de agosto em Tomar e 2 de setembro em Lagoa.
O calendário inclui ainda um programa especial de balanço a 8 de setembro no Pico, Açores. As 7 mesas eleitas são reveladas na Declaração Oficial das 7 Maravilhas à Mesa® em Albufeira, a 16 de setembro.
As Galas são apresentadas por Catarina Furtado e José Carlos Malato, todos os domingos, em direto para a RTP e RTP Internacional. O conceito criativo vai ser revelado brevemente.
Sobre as 7 Maravilhas à Mesa®
O grande objetivo das 7 Maravilhas à Mesa® é promover as regiões e o mundo rural, através da gastronomia e dos vinhos, fomentando o turismo e as experiências no território. Um país tão pequeno, mas tão rico na sua diversidade de pratos de norte a sul do país e ilhas e no desafio da sua harmonização com os vinhos produzidos localmente e a oferta turística adjacente.
Em cada uma das 7 galas com emissão televisiva serão eleitas 2 mesas finalistas, num total de 14.
Os vencedores serão os mais votados numa 8ª gala em Albufeira, a Finalíssima, obtendo-se um roteiro eno-gastronómico único, de expressão nacional.
O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
Conta ainda com o Apoio Institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Mar, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal.
É desenvolvido em parceria com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
O Conselho Científico é constituído pela Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Associação Portugal Genial, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, o IVV, a RIPTUR – Rede de Instituições Politécnicas do Turismo e o Turismo de Portugal.
A RTP é a Televisão Oficial .
As 7 Maravilhas à Mesa®, são patrocinadas pelos cafés NICOLA.
Os automóveis MITSUBISHI são o Carro Oficial do projeto.
A marca portuguesa de combustíveis PRIO é parceira na categoria de Combustível Oficial.
A SPAL Porcelanas é parceira envolvida com a criação e produção dos troféus oficiais dos Finalistas e Vencedores.
A EPAL (Grupo Águas de Portugal), apoia as 7 Maravilhas à Mesa®, reforçando o apelo ao consumo de água da torneira.
Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC.
A TAVOLANOSTRA é a produtora responsável pela direção artística das Galas.
Todo o trabalho de imagem e comunicação é desenvolvido pela IVITY.
Contactos com a Imprensa:
Eva Mota
Tlm: 93 205 83 52
E-mail: [email protected]