Skip to main content

Loures entra nas 7 Maravilhas à Mesa® por desistência na Madeira

Após a desistência da Mesa da Taberna do Petisco, em Santa Cruz, na Madeira, a Mesa de Loures, promovida pelo município, acaba de entrar na lista de 49 mesas de pré-finalistas na eleição das 7 Maravilhas à Mesa®.

O Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, refere que “Foi consciente da riqueza da gastronomia saloia que o Município decidiu candidatar-se às 7 Maravilhas à Mesa®, com a mesa de Loures. E é com enorme satisfação que recebeu a notícia da seleção da nossa mesa como uma das pré-finalistas. Acreditamos que esta distinção irá contribuir para a promoção da nossa região, através da gastronomia única e do vinho excecional que aqui se produz, aliado às experiências culturais e tradicionais que oferecemos no nosso território.

A gastronomia da região saloia passa assim a fazer parte do leque de mesas a concurso. “Bucelas era uma região muito procurada pela sua gastronomia, caracterizada por sabores e aromas difíceis de igualar, e pelos vinhos produzidos, sendo região demarcada desde 1911. O Arroz de Costela com Grelos é uma receita local, com mais de 30 anos, que importa fazer renascer. A produção, na região, de queijo fresco remonta aos anos 60, aqui servido com Arrobe de Arinto”, descreve a Câmara Municipal de Loures na sua candidatura.

A Mesa de Loures é composta por: Arroz de Costela com Grelos; Queijo fresco com Arrobe de Arinto; Vinho Branco Arinto de Bucelas; Território vinhateiro de Bucelas; Igreja Nossa Senhora da Purificação; Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas e Festa do Vinho e das Vindimas.

Recorde-se que as 49 pré-finalistas foram identificadas após votação de um Painel de Especialistas, composto por 77 individualidades nas áreas da gastronomia, vinhos, turismo, educação e jornalismo. Estes especialistas votaram uma lista de mais de 200 mesas candidatas e as mais votadas tornaram-se as 49 pré-finalistas a eleger pelos portugueses.

A desistência da mesa de Santa Cruz na Madeira levou a que fossem repescadas candidatas e por maioria de votação dos especialistas e deliberação do Conselho Científico é a Mesa de Loures que cumpre as normas para fazer parte das 49 pré-finalistas.

A Mesa da Taberna do Petisco deixa de competir nesta eleição por motivos de força maior atribuídos ao promotor da candidatura.

 

Sobre as 7 Maravilhas à Mesa®

O grande objetivo das 7 Maravilhas à Mesa® é promover as regiões e o mundo rural, através da gastronomia e dos vinhos, fomentando o turismo e as experiências no território. Um país tão pequeno, mas tão rico na sua diversidade de pratos de norte a sul do país e ilhas e no desafio da sua harmonização com os vinhos produzidos localmente e a oferta turística adjacente.

Em cada uma das 7 galas com emissão televisiva serão eleitas 2 mesas finalistas, num total de 14.

Os vencedores serão os mais votados numa 8ª gala em Albufeira, a Finalíssima, obtendo-se um roteiro eno-gastronómico único, de expressão nacional.

O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Conta ainda com o Apoio Institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Mar, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal.

É desenvolvido em parceria com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

O Conselho Científico é constituído pela Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Associação Portugal Genial, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, o IVV, a RIPTUR – Rede de Instituições Politécnicas do Turismo e o Turismo de Portugal.

A RTP é a Televisão Oficial .

As 7 Maravilhas à Mesa®, são patrocinadas pelos cafés NICOLA.

Os automóveis MITSUBISHI são o Carro Oficial do projeto.

A marca portuguesa de combustíveis PRIO é parceira na categoria de Combustível Oficial.

A SPAL Porcelanas é parceira envolvida com a criação e produção dos troféus oficiais dos Finalistas e Vencedores.

A EPAL (Grupo Águas de Portugal), apoia as 7 Maravilhas à Mesa®, reforçando o apelo ao consumo de água da torneira.
Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC.

A TAVOLANOSTRA é a produtora responsável pela direção artística das Galas.

Todo o trabalho de imagem e comunicação é desenvolvido pela IVITY.

Contactos com a Imprensa:

Eva Mota   

Tlm: 93 205 83 52

E-mail: evamota@projetos.7maravilhas.pt

Leave a Reply