Nova Gastronomia – as ‘7 Maravilhas’ em 2021
Petiscos, Pratos Vegetarianos, Pratos Veganos, Peixe e Marisco, Pratos de Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.
“Em 2021 vamos eleger uma gastronomia nova, inspirada na tradição, mas baseada nos produtos endógenos de cada região, onde observamos novos conceitos ao nível da apresentação, da utilização dos ingredientes mais saudáveis e promovendo maior sustentabilidade alimentar”,explicou Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas, na apresentação da nova edição.
As categorias a concurso são: Petiscos, Pratos Vegetarianos, Pratos Veganos, Peixe e Marisco, Pratos de Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.
Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, «No ano mais duro de sempre para a restauração e o turismo em Portugal, a RTP1 e as 7 Maravilhas associam-se à vontade de recuperar este setor e partem desta vez à procura da Nova Gastronomia Nacional. Inovação, criatividade, sustentabilidade, saúde, bem-estar – são palavras chave que estão atualmente na base do conceito de milhares de receitas, inspiradas nos melhores produtos portugueses, do mar ou da terra.
Para Ana Moreira, representante do Turismo de Portugal I Escolas, “As Escolas do Turismo de Portugal não podiam deixar de abraçar este projeto que valoriza o ensino/formação, as profissões e os profissionais que estão ligados à gastronomia, dando um contributo essencial na ligação entre a inovação e a tradição. ”
Os 140 Finalistas Regionais serão votados por categoria num total de 21 programas, a realizar em direto pela RTP 1, nos meses de julho, agosto e setembro.
Numa primeira fase serão realizados 14 programas com todos os candidatos Finalistas Regionais. Nesta fase cada um dos 18 distritos e as 2 regiões autónomas estarão representados por 7 candidatos, um por cada categoria. Daqui resultarão 7 candidatos por categoria, num total de 49 Pré- Finalistas.
A fase das Pré-Finais que serão realizadas ao longo de vários programas especiais, vai permitir apurar 1 vencedor por categoria, resultando em 7 Finalistas que transitam diretamente para a Finalíssima.
Os 2ºs e 3ºs classificados de cada categoria, irão participar num programa de repescagem. Dos 14 participantes, 7 irão juntar-se um por categoria, aos finalistas já apurados. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 vencedores, um por categoria, como 7 Maravilhas da Nova Gastronomia®.
A Gala da Declaração Oficial está programada para 4 de setembro de 2021 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Catarina Furtado e José Carlos Malato voltam a ser os anfitriões e embaixadores das 7 Maravilhas®, apresentando em dupla a Grande Final.