Fundão, Castelo Branco

Festas e Feiras

VOTE JÁ: 760 207 835

Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância celebra-se em Alpedrinha todos os terceiros fins-de-semana do mês de Setembro, desde 2002. Este evento procura recordar a passagem dos rebanhos serranos pelas ruas desta vila que está no sopé da Gardunha até aos Campos de Ourique e mais recentemente até às Campinas da Idanha.
Na programação deste festival podemos encontrar atividades que divulgam o artesanato pastoril e a música popular e tradicional, as raças de gado autóctone e os cães pastores, que propiciam o prazer de degustar os produtos gastronómicos do concelho, tais como os 3 queijos DOP Beira-Baixa e ainda os vinhos da região, os encontros entre comunidades pastoris, os percursos com rebanhos, os rituais, com o objetivo de manter vivo o imaginário da cultura pastoril e transmitir não só a história como também as tradições desta atividade ancestral, fazendo deste evento uma forte atração turística, que é a experiência de vivenciar a lida dos pastores.
Nos últimos anos tem convidado regiões pastoris espanholas a mostrar o seu património dentro da programação do Festival, como são os casos Extremadura, das Astúrias e do País Basco, mas também já convocou o Alentejo e sempre estarão presentes as comunidades de pastores da serra da Estrela.
Atualmente acorrem cerca 45000 pessoas durante o fim-de-semana em que decorre o Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância no que é um grande encontro de amigos no fim do verão, num ambiente de festa a celebrar a pastorícia.

Leave a Reply