Mação, Santarém

Artesanato

VOTE JÁ: 760 207 756

É grande a tradição e vasta a história da fabricação de velas na Freguesia de Cardigos, a norte do Concelho de Mação.
Atualmente ainda laboram três fábricas de velas em Cardigos. Umas mais modernizadas do que outras, mas ainda há quem fabrique velas de modo artesanal. Uma delas é a Fábrica de Velas Condestável.
Na Ladeira de São Bernardo, em Cardigos, António Silva, de 86 anos, produz há várias décadas velas artesanais, enviadas, em grande parte, para Fátima.
Esta Fábrica é antiga, mas ainda produz as velas artesanalmente, embora tenha acompanhado os tempos. António trata as tábuas de cera como se fossem da família.
São produzidos dois tipos de velas, as mais amareladas, que vão para Fátima e as brancas de primeira qualidade. Um dos segredos e brio de António é utilizar apenas boa matéria-prima sendo que foge à “moda” da parafina.
Cardigos sempre foi uma terra de fabrico de velas. Foi como aprendiz numa fábrica de velas que António lhe ganhou o gosto e apostou no seu próprio negócio.
Embora hoje tenha máquinas mais modernas ainda mantém em funcionamento a antiga, onde secam 16 velas de cada vez.
É no antigo lagar, que funciona de forma similar aos lagares antigos de azeite antigo é transformada a cera em bruto derrete-se a cera suja, para as ceiras de escorre novamente cera líquida para as travessas em que segue para a máquina que molda e dá forma à cera, com o tamanho e forma que se quer.
Um passado de história e glória cujo futuro se adivinha sorridente pois o neto de António acompanha o avô nos negócios sendo a terceira geração do negócio. Estudou e voltou às raízes, faz tudo com o avô, até estar na fábrica a produzir, procurando, ainda assim, tornar a Fábrica de Velas Condestável mais adaptada às novas tecnologias e com maior diversidade de produtos.
Um produto artesanal com futuro mas, sempre, baseado no saber-fazer antigo. Cardigos continua a ser uma referência na fabricação de velas.

Leave a Reply