Reveladas as 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias
Já são conhecidas as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, 7 vencedoras de entre 49 aldeias pré finalistas que estiveram a concurso. Dornes (Aldeias Ribeirinhas), Sistelo (Aldeias Rurais), Fajã dos Cubres (Aldeias de Mar), Piódão (Aldeias Remotas), Castelo Rodrigo (Aldeias Autênticas), Monsaraz (Aldeias Monumento) e Rio de Onor (Aldeias em Áreas Protegidas) são as aldeias escolhidas por votação pública.
“Temos agora uma lista de aldeias que representam muito aquilo que é o nosso país. Somos o país que mais cresce na Europa em termos de turismo, com um crescimento de 20%, e muito graças à diversidade enorme e experiências únicas que quem nos visita nunca mais esquece”, disse Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, durante a Gala. “É um dia de muita satisfação. É fantástico ver a mobilização de todo o território. Mostrar que não há fatalismos no interior, há muita vontade de fazer, há um dinamismo incrível. Ao trabalharmos todos para um objetivo comum estamos a colocar o nosso país no mapa. Não só para o mundo, mas também para os portugueses”, acrescentou.
A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias teve lugar ontem à noite (3 de setembro) no Piódão, no Município de Arganil e os prémios das 7 vencedoras foram entregues por Bernard Weber, fundador da New7Wonders Foundation; por Regina Neves, uma bombeira voluntária da Corporação de Coja; pelos campeões mundiais Inês Henriques e Fernando Pimenta; por Eduardo Cabrita, Ministro Adjunto; Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar; e João Pedro Fernandes, Ministro do Ambiente. Esteve também presente o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, em representação do Ministro da Agricultura, Luis Capoulas Santos.
Tatanka e The Black Mamba, Áurea, Ana Bacalhau, Os Azeitonas e Lúcia Moniz interpretaram um tema inédito composto especialmente para esta última Gala, da autoria de Tatanka, e intitulado “Canção da Aldeia”. Tatanka foi o mentor musical de todas as Galas realizadas aos domingos de julho e agosto, com artistas convidados que foram embaixadores da preservação e divulgação das nossas aldeias.
Ana Bacalhau apresentou com os The Black Mamba o single “Ciúme”, do álbum de estreia a solo. A cantora Lúcia Moniz atuou com os The Black Mamba, com a música “Canção de mim mesmo”. Os Azeitonas e Áurea interpretaram a música “O Prometido é devido”, com letra de Carlos Tê e música de Rui Veloso. Fez também parte do espetáculo três momentos de dança contemporânea, que retrataram de forma abstrata as pessoas, as vivências, a paragem em cada lugar ao longo desta viagem pelas nossas aldeias.
“Esta eleição foi um sucesso, com níveis de participação históricos. As aldeias têm futuro e muitas oportunidades, não vamos mais largar as nossas aldeias com outras iniciativas no futuro. E agora vamos continuar com a nossa missão de promover os grandes valores da identidade nacional. As 7 Maravilhas vão voltar em breve com mais temas que puxam pelos territórios e pelas nossas gentes”, referiu Luis Segadães no final da Gala de ontem.
A votação para eleger as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias decorreu ao longo dos meses de julho e agosto, tendo sido apuradas 14 finalistas em cada uma das Galas eliminatórias emitidas aos domingos pela RTP e RTP Internacional. Estas 14 finalistas estiveram em votação ao longo de uma semana, em Portugal e em vários países europeus. As 7 mais votadas em cada categoria fazem agora parte do roteiro das 7 Maravilhas, que já inclui património histórico e natural, gastronomia e praias.